Ultimamente temos visto um pequeno número de jogos de corrida, principalmente por ser um gênero mais nichado, que nem sempre consegue conquistar um público tão grande, mas quando consegue são fiéis a esse tipo de diversão.
Saindo do tradicional simulação e arcade, temos um meio termo com jogos que se arriscam em mecânicas diferentes, como o clássico Destruction Derby, Flatout ou mesmo o mais recente Wreckfest que colocam a diversão e a insanidade acima de tudo.
Eu como um entusiasta da diversão e da diversidade de jogos, fiquei bem curioso quando conheci um jogo de corrida, chamado de TRAIL OUT, que traz um pouco de tudo de citei acima, além é claro de muita coisa que existe na cultura pop.
Será que TRAIL OUT consegue entregar algo diferente ou é mais das mesmas experiências? Descubra em nossa análise a seguir.
Viva a insanidade
TRAIL OUT é um jogo de corrida arcade, no qual os jogadores controlam um piloto russo chamado Mihalych, que já foi um dublê de filmes, mas que teve um acidente quase fatal e acabou se inspirando a entrar nessas corridas mortais.
Nos primeiros minutos da nossa jornada fica bem claro o objetivo de Mihalych, que deve seguir até o topo, passando por cima dos corredores mais insanos da lista negra. Cada corredor da lista se assemelha com personagens da cultura pop, então você verá alguém parecido com o Big Smoke de GTA San Andreas ou mesmo uma sósia de Sonya Blade de Mortal Kombat, gerando momentos hilários.
Para atingir nossos objetivos devemos conquistar os fãs, e para isso o jogador deverá vencer corridas ou simplesmente causar o máximo de dano possível, batendo em outros corredores e até mesmo os destruindo. Além desses objetivos principais, também podemos usar outros artifícios para conquistar os fãs, como escolher metas, fazer lives e ainda participar de um modo com zumbis, que não funcionou bem para mim, mas é um meio de entretenimento.
O modo carreira é bem divertido e versátil, principalmente por meio desse incentivo de completar a lista negra, que também traz alguns elementos de história, com diálogos bem pastelões. Durante a carreira, temos uma variedade de modos de jogo, incluindo sprints, circuitos, arenas de batalha e até mesmo um boliche humano, isso mesmo que você leu.
Aqueçam os motores
TRAIL OUT é um jogo de corrida bem simples, com uma dirigibilidade bem arcade. Então não espere por uma direção tão complexa ou cheia de recursos. Além de acelerar e frear, podemos fazer drift em curvas fechadas, enchendo a barra de turbo, dando aquele gás na hora de ultrapassar os adversários.
Nos diferentes modos de jogo é quando a aventura brilha, não deixando o jogador enjoar, com destaque para um modo eliminatória, na qual o último corredor é eliminado em cada volta, algo que dá aquela apreensão, principalmente por vir um míssil de um avião gigante, causando aquele estrago. Além disso, o modo arena é perfeito para destruir os adversários batendo e esmagando contra a mureta.
Entre as várias corridas temos os corredores da lista negra, que participam de todas as corridas, mas é quando chegamos ao embate para ultrapassa-los na lista é que a coisa fica interessante, tendo uma fase de chefe inclusive, com pistas e desafios próprios, algo que achei bem divertido.
Existem também algumas corridas bem peculiares, inclusive com o coringa, que gira uma roleta para partimos em algo bem aleatório, dando a possibilidade de correr com carros sorteados. Durante o modo campanha também temos algumas corridas que devemos usar veículos especiais, na qual tive a oportunidade de correr com o lendário batmovel dos anos 80.
Um ferro velho de luxo
Em TRAIL OUT temos uma lista enorme de veículos, que conforme avançamos em nossa jornada podemos desbloqueá-los para comprar no ferro velho. Cada veiculo conta com uma classe diferente, além é claro de características próprias para cada tipo de corrida ou desafio. As corridas também possuem classes específicas, então é prudente sempre manter um veiculo de cada classe em sua garagem.
O desbloqueio é feito através do número de fãs conquistados, então caso precise de algum veiculo para avançar em alguma corrida, terá que fazer algumas atividades para subir esse número.
Além da grande variedade de veículos que citei, temos upgrades que levam nosso possante para outro patamar, possibilitando vencer desafios cada vez maiores. Existem corridas que demandam mais força ou velocidade, então cabe você escolher as peças que servem para cada situação. Além disso, existem peças que rendem mais fãs ou dinheiro, então tudo isso deve ser levado em consideração para avançarmos em nossa jornada até o topo.
Som e gráficos
TRAIL OUT possui gráficos interessantes para o seu escopo, algo bem próximo da geração passada. Um dos problemas que encontrei foi em quedas de frames e uma certa demora no carregamento de texturas, que mesmo com updates ainda não foi corrigido, sendo somente suavizado.
Tanto no Series S quanto no X, o jogo teve esses problemas da mesma forma, tendo um carregamento mais rápido no Series X.
TRAIL OUT capricha nos efeitos sonoros e nas músicas, que conquistam o jogador logo de cara. O jogo possui legendas em português do Brasil, além de menus localizados, algo que ajuda na hora de entender a história.
Opinião
TRAIL OUT é um jogo de corrida bem divertido, que traz vários elementos interessantes de jogos como Flat Out e Destruction Derby para entreter o jogador em cada corrida. A variedade de modos e veículos nos conquista logo de cara, sendo parte importante de nossa jornada.
O modo carreira traz uma lista negra de pilotos, algo que estimula o jogador a seguir em sua jornada em busca do topo. Alguns diálogos são engraçados, mesmo que seja um pouco pastelões. As referências a cultura pop também acrescentam ao pacote momentos de diversão.
O som é incrível, principalmente na sua trilha sonora, com faixas que embalam cada corrida com mais adrenalina. Os gráficos são básicos e longes de serem ruins, mas a parte técnica ainda deixa a desejar, trazendo algumas quedas de frames e demora na hora de carregar algumas texturas.
TRAIL OUT é uma boa opção para quem é fã desses jogos que citei acima, e como não temos tantas opções no mercado, é uma boa pedida.
Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Crytivo
Desenvolvido por: Good Boys
Data de lançamento: 10/04/2024
Opções de compra: Microsoft Store
*O jogo foi cedido gentilmente pela Crytivo para a realização desta análise.