Bleach Rebirth Of Souls foi uma das grandes incógnitas para mim como critico, pois não conhecia nada sobre a franquia, só sabia que era algo relacionado a espadachins e etc… Então, por ser alguém que está mais inserido no gênero de lutas, a missão ficou comigo, então essa critica serve para quem não conhece nada e gosta do gênero lutas.
Será que Bleach Rebirth Of Souls tem o que é necessário para conquistar os fãs e novos jogadores? Descubra em nossa análise a seguir.
Um modo história robusto
A história de Bleach Rebirth Of Souls acompanha Ichigo Kurosaki, que é um garoto quase normal, que vive uma vida tranquila na escola, mas que consegue enxergar seres de outro mundo. Sua vida começa a fazer mais sentido quando conhece Rukia Kuchiki, que é uma ceifadora de almas, que foi para o mundo dos humanos, gerando um evento no qual Ichigo recebe os poderes da garota, se tornando um ceifeiro de almas substituto.
Logo Rukia vê um certo potencial no garoto teimoso, que luta contra um hollow, que é um ser de outro mundo bem poderoso e ameaça a integridade dos seres vivos, então temos uma pequena sequência de aventuras, que mostra uma evolução de Ichigo. Após essa sequência de eventos, temos alguns embates interessantes, inclusive com personagens secundários cheios de carisma e poder. A história mistura amigos e inimigos, então a medida que avançamos, tudo fica muito interessante.
O modo história é tão robusto, que é dividido em arcos, que são alimentados pela história principal e secundária. Isso mesmo, você viverá alguns momentos com outros personagens, algo incrível para dar mais conhecimento para jogadores novatos. Cada arco possui um desfecho, mas com uma conexão para a próxima história. Isso é muito legal, pois gera interesse para o jogador continuar a saga de Ichigo.
O tempo do modo história é longo para um jogo de luta, ficando em torno de 20-25 horas, então prepare a pipoca para ver muitas cenas de ação e diálogos interessantíssimos.
No geral as histórias são muito bem escritas, reunindo ação, emoção e momentos de diversão. Além do protagonista ser excelente, os personagens secundários, tanto os mocinhos, quanto os vilões arrebentam em criar algo incrível e inesquecível, até para quem nunca assistiu o anime ou leu o mangá.
Um jogo de luta com muitas possibilidades
Bleach Rebirth Of Souls é um jogo de luta em modo arena 3D, bem semelhante a jogos como Naruto, Dragon Ball e muitos outros, que coloca dois lutadores para sair na pancada, mas com um diferencial, aqui cada lutador possui um número de força espiritual, que deve ser quebrado até levar o jogador ao chão. A medida que avançamos na história, Ichigo consegue aumentar esse número, assim como outros personagens que evoluem.
Os comandos são bem simples, mas que abrem muitas possibilidades, principalmente pelo jogador poder usar o sua bankai, que é a forma suprema do poder espiritual. O resultado disso, são golpes mais poderosos, além de habilidades diferentes.
Temos botões de golpes fracos, fortes, defesa e esquiva. Além das combinações de ataque especiais, que são usados para quebrar a postura do inimigo.
A quantidade de lutadores é bem variada, com muitos personagens dos três atos do modo campanha. Além disso, temos muitos lutadores de estilos diferentes, que dá o jogador a oportunidade de escolher o que melhor se adequa ao seu estilo de luta.
O dinamismo das lutas é incrível, pois possuem golpes cheios de estilo e velocidade, que podem mudar o resultado das batalhas, mesmo quando tudo parece perdido.
Lembra que falei sobre a destruição da força espiritual para vencer as batalhas, então, cada personagem após deixar o oponente bem fraco, tem um tempo para poder executar um ataque especial que quebra uma quantidade de poder espiritual, aumentando o número, conforme ficamos mais fortes.
Modos variados
Em Bleach Rebirth Of Souls, além do modo campanha, temos o modo missões, que traz desafios extras para o jogador, com uma espécie de horda, na qual lutamos em sequência contra um número de lutadores, culminando em uma batalha contra um chefão.
Além disso, temos o modo offline, que é aquele versus local, que pode ser jogado contra a IA ou um amigo. Outro modo disponível é o online, que como não temos o crossplay, acaba que demora um pouco para encontrar partidas. Outro problema encontrado é a ausência de um ranqueamento, algo que sempre faz falta nesse tipo de modalidade.
Som e gráficos
Um dos maiores problemas do jogo são seus gráficos datados, que navegam entre efeitos bonitos, principalmente nos golpes e ativações das Bankais, e animações que não condizem com a geração atual de consoles, então faltou um certo capricho ou ambição nesse quesito. Logicamente, que isso não influencia na diversão, mas incomoda um pouco, pois estamos falando de um produto de muita qualidade. As animações são muito bem escritas e desenhadas, mas pecam nessa simplicidade.
A identidade visual dos menus é incrível, inclusive com mudança de cores durante a troca de atos do modo campanha, algo que achei muito interessante.
O som é incrível, principalmente na abertura de cada arco da história, trazendo uma trilha sonora épica, algo que embala o começo de cada nova aventura. Não existe dublagem em nosso idioma, mas temos legendas, algo que ajuda a entender uma história cheia de detalhes e diálogos.
Opinião
Bleach Rebirth Of Souls é divertido na medida certa, reunindo uma campanha robusta, dividida entre vários arcos de enredo e muito conteúdo sobre os personagens da franquia. Pra mim que nunca fui fã, conquistou o meu coração, dando até vontade de assistir ao anime.
A jogabilidade é bem simples, mas que ao mesmo tempo possui uma boa variedade de recursos para o jogador lutar de formas diferentes, tanto em golpes normais, quanto em especiais. A quantidade de lutadores é muito boa e variada, dando ao jogador a possibilidade de escolher seu personagem preferido para lutar contra amigos, seja offline ou online. Logicamente que faltou opções de crossplay para o multijogador, que povoaria melhor as salas.
Os gráficos são bem datados, principalmente levando em conta o estado atual da geração, mas mesmo assim, a direção de arte manda bem na hora de criar as animações de história e dos golpes. O som cumpre seu papel, com uma trilha que atiça na hora certa. Senti falta de uma opção de dublagem, mas entendo a dificuldade, com tantos personagens para trabalhar.
Bleach Rebirth Of Souls é uma ótima pedida para os fãs da franquia, que já fazia bastante tempo desde o lançamento do último jogo. Para os desconhecidos, a ótima história pode agradar e gerar uma ligação.
Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Bandai Namco
Desenvolvido por: TAMSOFT CORPORATION
Data de lançamento: 21/03/2025
Opções de compra: Microsoft Store
*O jogo foi cedido gentilmente pela Bandai Namco para a realização desta análise.