Ícone do site Xbox Power

Crise na BioWare? Diretora de Veilguard deixa estúdio e rumores apontam para fechamento

Muita expectativa foi criada em torno de Dragon Age The Veilguard, afinal de contas já faziam 10 anos desde o último lançamento da amada franquia, e os fãs estavam ávidos por mais uma experiência no mundo de Thedas. Veilguard foi lançado em outubro de 2024 e não agradou, sendo criticado por novatos e veteranos. Em minha análise, inclusive, eu destaco que o jogo até é bom, mas falha miseravelmente como um Dragon Age. O resultado foi um jogo com vendas ruins, sem apelo de público e mais uma sombra no já instável futuro da BioWare, que precisava fazer de seu carro chefe um sucesso, a fim de mostrar que sua alma ainda estava presente. Eu também já havia escrito um artigo sobre a Importância desse Dragon Age para o futuro do estúdio.

A primeira baixa desse desastre que foi Veilguard é a saída de Corinne Busche, diretora do jogo, que confirmou ao site Eurogamer que realmente está deixando a BioWare. Ela está saindo para trabalhar em outro lugar, em um novo RPG. Ela também disse que apesar do processo tumultuado está orgulhosa do que entregou com Veilguard. Algo que demonstra sua falta de visão, já que o jogo se afastou muito da essência do que é um Dragon Age, não entregando momentos decisivos que colocam o jogador a frente de decisões difíceis ou ainda personagens e relações profundas, que são marcas registradas da franquia. Parece que não entendeu o que é um Dragon Age e saiu sem saber sua importância e essência.

Antes mesmo da confirmação de que Corinne estava deixando a BioWare, o perfil Grummz já havia revelado que ela sairia do estúdio e ainda adicionou que o histórico estúdio BioWare Edmonton, considerado como o seu principal pilar, será fechado e que o anúncio será feito em fevereiro deste ano. Ele afirma ter recebido todas essas informações de contatos que possui na própria BioWare e na Electronic Arts.

Caso isso se confirme, é o fim da BioWare, e de um dos maiores e mais importantes estúdios da história dos games. Pois, com o fechamento de Edmonton, que é braço principal do estúdio, não acredito que seja mantido apenas Austin, ao menos que a EA dê seu último voto de confiança para a equipe que está desenvolvendo o novo Mass Effect. No entanto, com tudo o que está acontecendo, não seria estranho que a EA matasse de vez toda a BioWare de uma vez só.

Espero que esse não seja o fim de um estúdio tão aclamado e que já entregou jogos que são muito especiais para mim. Mesmo com Veilguard deixando um gosto tão amargo nessa história, pois realmente se trata de um jogo desconexo com toda a saga Dragon Age, eu ainda tinha alguma esperança de que algo pudesse mudar para os próximos projetos.

Agora só nos resta aguardar para saber se isso se confirmará ou não, uma vez que nem Electronic Arts ou BioWare se pronunciaram até o momento, o que por si só já é uma postura preocupante, pois reforça a veracidade do rumor publicado.

Sair da versão mobile