Os filmes de suspense e terror estão se reinventando durante os anos, e o gênero também seguiu o mesmo movimento nos jogos, trazendo novos meios de proporcionar essa experiência para o jogador. Jogos como Outlast, Resident Evil, Fobia – St. Dinfna Hotel e Alien: Isolation trouxeram novas formas de afetar o jogador, criando mais tensão do que simplesmente aterrorizar com monstruosidades.
A Quiet Place The Road Ahead pega muito do que vimos nesses jogos, mas com a diferença de que o som ambiente é muito mais importante, trazendo muito mais tensão para os jogadores. Será que o jogo conseguiu ser diferente em um gênero já muito explorado? Descubra em nossa análise a seguir.
Um lugar Silencioso
Começar com esse titulo seria até mesmo uma coisa muito óbvia, mas a história da franquia sempre se tratou disso, o silêncio mortal causado pelas criaturas que vieram do espaço, quase que indestrutíveis. A história segue mais ou menos uma hora de tutorial, para que o jogador conheça a protagonista, assim como os outros personagens e as mecânicas incríveis de gameplay. A cada capitulo que seguimos, a trama vai ficando ainda mais tensa, simplesmente por tudo o que vai acontecendo, aumentando o clímax e o medo, até os momentos finais.
Na pele de Alex conseguimos sentir seus medos e receios do que possa acontecer, visto que a personagem está grávida e isso complica tudo, algo semelhante aos filmes da franquia. Se isso não for algo tenso, mais acontecimentos deixam tudo ainda mais complicado, trazendo dramas e embates com outros personagens.
A Quiet Place The Road Ahead é muito bem escrito, pois no meio de alguns acontecimentos, a história volta em alguns capítulos para ligar alguns pontos, inclusive mostrando o dia da invasão. Essas partes também servem para dar mais apego a certos personagens, causando uma comoção maior em certos acontecimentos.
A história dura em torno de 8 horas, mas como temos que fazer tudo bem devagar, quase que na ponta do pé, então pode durar mais. Existem vários coletáveis, que contam mais coisas elementos sobre outros personagens, então se você é uma pessoa que curte esse tipo de coisa, pode ir mais fundo na história.
Silêncio mortal
Um dos pontos mais fortes em A Quiet Place The Road Ahead é o seu trabalho sonoro, sendo totalmente parte de sua jogabilidade, algo que achei incrível tamanha a imersão para criar ambientes favoráveis de tensão. Desde os momentos iniciais, somos treinados a caminhar levemente ou abaixado para não despertar as criaturas, que são cegas, mas possuem uma audição surreal. Então muito cuidado para não esbarrar em latas, cacos de vidro, folhas secas, poças d’ água e tudo que pode te matar, sim, aqui se a criatura te ouvir, em muitos casos ela vai te matar, ficando quase impossível de ficar em um estado de perseguição, ou seja, ela te ouviu, já era.
Para enfrentar essa adversidade, Alex constrói um equipamento, um detector de ruídos, que deve ser seguido de perto para facilitar sua jornada. Além disso, eventualmente encontramos uma lanterna, útil nas áreas mais sombrias. Existem muitos lugares quase na completa escuridão, o que pode ser exaustivo para o jogador. Esteja ciente de que essas áreas serão desafiadoras. A lanterna tem bateria limitada, então economize e use-a apenas quando necessário. Mais adiante, há uma lanterna recarregável ao ser pressionada, que emite um som alto. Se não for usada com cautela, pode atrair atenção indesejada, portanto, escolha o momento adequado para recarregá-la.
Além de Alex estar grávida, ela possui asma, então a medida que ela sente medo, enche o medidor de asma, que pode levá-la ao ponto de tossir, atraindo a criatura. Para facilitar a nossa vida, existem algumas bombinhas, que irão aliviar, mas ao risco de fazer um barulho, então meça os seus riscos. Existem alguns locais com poeira que afetam Alex, dificultando ainda mais essa questão.
A protagonista também pode afastar a criatura jogando objetos para outros pontos do mapa, algo que ajuda na hora de ter que passar despercebida.
Planeje os seus passos
A Quiet Place The Road Ahead possui uma jogabilidade bem cadenciada, algo que pode conquistar quem gosta de algo mais estratégico, então você deverá estudar o melhor caminho, visto que na maioria das vezes você terá diferentes abordagens de caminho, na mesma área. Ainda que seja um jogo linear, ter essas opções dão um senso de liberdade para o jogador, ainda que bem limitada.
Além de poder andar sorrateiramente pelo mapa, Alex pode tirar objetos do seu caminho, mas com cuidado. As portas e tampas de equipamentos podem ser abertas bem devagar, pois caso você mecha rapidamente na maçaneta, o monstro vem rapidamente em seu encalço. Existem também madeiras que podem ser usadas para fazer pontes, ajudando o jogador na hora de atravessar alguns lugares inacessíveis.
Um das coisas mais incríveis que achei no quesito jogabilidade, é que a medida que você avança, o jogo sempre te apresenta algo novo para você sobreviver. Ou seja, a cada passo dado você aprende algo novo, aumentando o interesse do jogador.
Existem também armadilhas, que nós podemos desativar, mas ao risco de chamar atenção dos monstros, caso não seja feita a ação correta.
Som e gráficos
A Quiet Place The Road Ahead possui gráficos lindos para a geração atual, com ótimos efeitos de iluminação e sombreamento. Cada localidade que passamos é tão bem criada, que realmente passa a sensação de que estamos em um local atingido por alguma catástrofe. O único problema que encontrei, foi que na minha opinião algumas ambientes não deveriam ser tão escuros, algo que irrita em determinados pontos, mas nada que atrapalhe a jogabilidade final.
Além disso, não tive problemas com desempenho, algo que achei incrível, visto que a maioria dos jogos chegam em seu lançamento com esse tipo de problema.
O som é incrível, pois mescla a jogabilidade e está presente em cada cantinho do mapa. A trilha sonora é surpreendente, fazendo com que se apeguemos a história, emocionalmente.
Opinião
A Quiet Place The Road Ahead é uma grata surpresa, pois traz novas formas de jogar um survival horror, principalmente em potencializar o som, algo que traz valor para um gênero que tem sido usado constantemente. A jogabilidade possui várias formas de encantar o jogador, pois te fornece diferentes opções de abordagem do mesmo contexto, ainda que o jogo tenha traços lineares. Os gráficos e o som são muito bons, mostrando que realmente é um produto de qualidade, algo que me surpreendeu, pois o marketing não foi tão chamativo. A história também é muito boa, mesmo tendo alguns clichês para quem já conhece a franquia, mas não deixa de te surpreender positivamente. Alex é um ótima protagonista, que sabe cativar o jogador com seus medos, anseios e traumas, ficando algo mais humano.
A Quiet Place The Road Ahead é uma ótima opção para quem gosta do gênero, e já cansou dos mesmos tipos de jogabilidade. Ainda há esperança para a indústria, que teima em fazer as mesmas coisas.
Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Saber Interactive
Desenvolvido por: Stormind Games
Data de lançamento: 17/10/2024
Opções de compra: Microsoft Store
* O jogo foi cedido gentilmente pela Saber Interactive para a realização desta análise.