Ícone do site Xbox Power

Análise – Warhammer 40k: Space Marine 2

Algumas franquias foram subestimadas durante a transição de geração, uma delas foi Warhammer 40k: Space Marine, cujo jogo foi lançado no final da era do Xbox 360. Apesar de ser um bom jogo, não recebeu a devida atenção. Além disso, há jogos que ainda hoje são remasterizados, surpreendendo muitos jogadores.

Voltando a falar da franquia Space Marine, quando tivemos o anúncio da sequência, eu fiquei muito empolgado, visto que em toda franquia Warhammer 40k, que dificilmente você saberá contar todos os jogos, essa é a que tem o maior destaque, pois Warhammer 40k: Space Marine 2 é fruto do trabalho da Focus e da Saber Interactive, que essa última simplesmente desenvolveu dois ótimos jogos recentes, WWZ e Evil Dead: The Game, que são dois títulos de extrema qualidade e que possuem conteúdo a rodo.

Warhammer 40k: Space Marine 2 representa mais um sucesso para os desenvolvedores, ou será que a pressão de uma franquia tão poderosa foi demais? Confira nossa análise a seguir.

Sangue, aço, guerra e religião

A história de Warhammer 40k: Space Marine 2 começa bem intensa, com um soldado da Dark Watch em uma missão suicida, que é ativar uma bomba contra uma enxame de alienígenas que estão devastando um planeta. Essa introdução funciona como um tutorial para apresentar as principais mecânicas, que são bem simples, mas que escondem opções bem interessantes.

Assim que chegamos ao climax da missão, percebemos que nosso soldado é o incrível Tidus, um veterano e protagonista da franquia, que é um soldado geneticamente modificado que já lutou em várias lutas pela galáxia. Tidus ganha contornos de complexidade, levando a nossa jornada a se tornar algo mais humano.

A narrativa pode ser experienciada do início ao fim com o auxílio de até três amigos online, que assumem os papéis de dois outros soldados. Estes personagens têm suas próprias funções e motivações pessoais na trama e podem não concordar sempre com Tidus.

Sinto que a lore não foi tão bem contada como deveria, tratando o jogador como se ele conhecesse o primeiro jogo, algo que dificilmente acontecerá, pois a maioria desconhece.

Conforme avançamos na campanha a história vai ficando mais interessante, inclusive com um vilão cheio de personalidade, então caso não curta nos primeiros momentos, pode ter certeza que a coisa só melhora com o passar do tempo. Warhammer possui uma lore incrível, que mistura tecnologia, religião, magia e irmandade, então aposto que você irá se surpreender.

Existem vários momentos de tirar o folego, principalmente quando se tem uma visão da guerra que acontece bem na sua frente. Isso se dá por conta do ótimo design de fases, que criou uma atmosfera de uma guerra épica acontecendo, mesmo que você esteja atrás das linhas inimigas.

Seja um Ultra Marine

Warhammer 40k: Space Marine 2 possui muitas semelhanças com a franquia Gears of War, tanto no tom de suas cores quanto em sua jogabilidade, que consegue dar o prazer da brutalidade, sem ser algo grotesco.

Tidus possui armas primárias, secundárias e em alguns casos uma arma branca, além de granadas. A quantidade das armas e tipos mudam drasticamente o gameplay, abrindo muitas possibilidades para o jogador. Você pode combinar armas de precisão com uma pistola de plasma e um poderoso martelo ou uma metralhadora giratória com uma pistola de tiro pesado, isso são algumas combinações que você fará durante as partidas, podendo mudar as armas durante o percurso das missões.

Assim que você entender como tudo funciona, saberá o tipo de arma perfeita para cada situação. Além do tiro, porrada e bombas, podemos dar parry nos inimigos, abrindo possibilidades para ataques de finalização, que funcionam de acordo com suas armas de contato. Essa parte é incrível e joga mais testosterona em um jogo brutal. Além disso, os ultramarines possuem diferentes ataques especiais, que podem ser usados para carregar nossa saúde ou mesmo para aumentar a potência dos ataques. Existem outros ataques especiais, mas que são mais explorados em outros modos de jogo.

Durante o modo campanha podemos selecionar os nosso equipamentos antes das missões, podendo mudar durante a missão, mas a customização mais complexa fica reservada para os outros modos, Operações e Guerra Eterna. que abordarei mais a frente.

Operações

Além do intenso modo campanha, podemos partir para Operações,  que são modos cooperativos e cheios de desafios. O jogo recomenda que você comece pelo modo campanha, para depois partir para as Operações, algo que acho correto, para não tomarmos spoilers.

Durante as Operações podemos ver outros pontos de vista da história, que são acompanhados por outros esquadrões e possuem objetivos muito importantes para a luta de Tidus.

Essas Operações possuem uma maior customização do nosso Ultramarine, inclusive podendo escolher uma classe e a melhorando com novas armas, armaduras e habilidades passivas, então é algo que já tem conteúdo, mas que vai crescer com novas atualizações já prometidas.

As Operações possuem um desafio ainda maior, com hordas cada vez mais ensandecidas. Então novamente a recomendação de treinar no modo campanha primeiro.

Aqui existe uma seleção de missão aleatória ou ao bel prazer do jogador, que caso não consiga encontrar jogadores é preenchido com bots, que conseguem fazer um trabalho honesto na hora de ajudar o jogador.

Parta para a briga

Warhammer 40k: Space Marine 2 também possui um modo PvP incrível, chamado de Guerras Eternas, no qual lutam marines e os hereges em arenas cheias de perigos. Cada jogador pode escolher uma classe, que possui armas e ataques diferente. Algumas classes são fortes em defesa, outras aumentam o buff dos companheiros ou mesmo algumas são para ataques a distância, então escolha com sabedoria o que mais combina com você.

Ambos os modos Operações e Guerras Eternas presenteiam o jogador com pontos de experiência e novos itens, que ajudam na hora de personalizar o seu personagem. Cada classe é customizada separadamente, então cabe a você melhorar o que o jogador mais usa.

O número de mapas é bem satisfatório, mas precisa crescer para que o jogo continue a ter público frequente. Um dos poucos problemas que encontrei foi na questão do respawn, que as vezes te coloca próximo do inimigo, que pode te matar novamente, mas algo que não acontece com frequência e pode ser ajustado.

Lute contra a horda

O que seria de um bom jogo de ação sem seus inimigos? Warhammer 40k: Space Marine 2 possui uma boa variedade de inimigos, algo que me surpreendeu, pois no começo temos uma repetição de inimigos e ações, que pensei que o jogo entraria em uma esfera de repetição, mas eis que conforme mudamos de localidade, aparecem outros inimigos mais complexos e desafiadores.

O primeiro tipo de inimigo é uma horda cheia de xenos, que parecem os insetóides do filme “Tropas Estelares“, que em grande número acabam sendo ainda mais ameaçadores, inclusive como a Saber é a mesma desenvolvedora de WWZ, tivemos aquele enxame, com um bicho subindo em cima do outro para escalar muros, encurralando o nosso esquadrão, mostrando que a experiência deles serviu para acrescentar essa camada de ameaça.

Depois temos os hereges, que são soldados semelhantes aos ultramarines, inclusive portando um tipo semelhante de armadura, icom armas diferentes e ainda usando a magia do caos para mudar tudo.

Não pense que se resume a isso, pois há batalhas contra chefes que poderiam ser aprimoradas, mas ainda assim possuem seus momentos marcantes, como enfrentar um inimigo invisível ao estilo de um predador ou mesmo monstros gigantescos que exigem bastante esforço.

Som e gráficos

Warhammer 40k: Space Marine 2 apresenta gráficos impressionantes que raramente apresentam problemas de desempenho; na minha experiência com o Xbox Series X, não enfrentei nenhum contratempo. A direção de arte é excepcional ao criar ambientes variados e ao dar uma aparência imponente aos Ultramarines e aos inimigos.

O design do rosto dos ultramarines pode não encantar a todos, mas sinto que essa parte não é a de maior destaque, ficando claro que o foco foi para os cenários e as próprias armaduras. Além da ótima direção de arte, temos um modo fotografia incrível, que só expõe a grandeza dos gráficos dessa obra.

O som é espetacular e alimenta toda a testosterona que o jogo exala, com muita brutalidade e momentos insanos de guerra. Não existe dublagem, mas as legendas em Português do Brasil ajudam na imersão da história.

Opinião

Warhammer 40k: Space Marine 2 é um dos melhores jogos de ação dos últimos anos, expondo tudo o que significa brutalidade e momentos de pura testosterona. Tidus e seus Ultramarines conseguem atingir em cheio a nostalgia que temos de jogos como Gears of War.

A história consegue nos entreter até os momentos finais, mas deixa de colocar mais informações sobre a lore da franquia. Já o protagonista é bem explorado, com camadas dramáticas sendo mostradas. Os gráficos e o som atingem em cheio os padrões de qualidade, trazendo um verdadeira cara de nova geração. Além do modo campanha, os operações e o modo guerras eternas conseguem nos entreter durante o endgame a promete muita lenha pra queimar. A jogabilidade, mesmo simples no primeiro momento, possui uma quantidade insana de opções para armas e itens, algo que ajuda na hora de jogar como você quiser.

Warhammer 40k: Space Marine 2 mostra a indústria de jogos que essa geração ainda tem muita lenha pra queimar, o que falta é coragem para fazer o melhor e muito empenho em fazer algo igual, mas no fundo diferente.

Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Focus Entertainment
Desenvolvido por: Saber Interactive
Data de lançamento: 08/09/2024
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela Focus Entertainment para a realização desta análise.

Sair da versão mobile