Vessel of Hatred é a primeira expansão de Diablo IV e continua o tom sombrio do jogo base, se passando logo após os eventos de sua história. Não é apenas a narrativa que terá destaque, mas também diversos novos recursos e melhorias que serão implementados para o jogo.
Uma das novidades mais aguardadas é o retorno dos Mercenários, cujas quatro opções serão Raheir, o Porta-escudo, Aldkin, a Criança Amaldiçoada, Varyana, a Megera Berserker, e Subo, o Caçador de Recompensas. Eles serão uma boa ajuda para quando os jogadores estiverem jogando sozinhos ou selecionando-os para receber reforço em momentos de necessidade. O sistema será desbloqueado durante a missão principal de Vessel of Hatred e mais deles se juntam a você ao completar missões próprias e únicas deles. Os mercenários possuem diversas habilidades de utilidade e dano, e você pode personalizar como eles complementam o seu estilo de jogo. Também existe um sistema de Afinidade que você usará para melhorar cada Mercenário, ganhando pontos de habilidade para desbloquear mais competências deles, tesouros e aumentando sua capacidade de comprar itens com eles.
Outra boa novidade será o novo desafio cooperativo Cidadela Sombria. Ela consiste em fazer com que grupos de jogadores resolvam desafios, enfrentem batalhas mortais e derrotem o chefe final em busca de recompensas valiosas. Ela se trata de uma nova masmorra de diferentes estágios e ataque de tempo, perfeita para ganhar níveis no fim de jogo e procurar itens poderosos para ajudar a progredir.
Também haverão melhorias significativas para todos os jogadores, independente da compra de Vessel of Hatred ou não. Mas elas só serão adicionadas com a chegada da expansão. Uma delas é uma novidade há muito tempo pedida pelos jogadores, que se trata de um Localizador de Grupos. A ferramenta permite listar o tipo de grupo que você está procurando, definir que tipo de jogo ou atividade você gostaria de executar, onde você gostaria de jogar e adicionar preferências tanto para jogadores casuais quanto para jogadores avançados.
Outra novidade é o Scroll of Retempering, que é um novo item consumível que permite que os jogadores finalmente “ressuscitem” seus itens que ficaram sem tentativas de Tempera, lhes garantindo novas tentativas.
Por fim, haverá atualizações de progressão que oferecerão uma mudança permanente e fundamental na forma como os jogadores sobem de nível e progridem em Santuário, que visam tornar o progresso mais gratificante, colocando mais poder nas mãos dos jogadores. Esse novo sistema receberá mais detalhes em breve.
A data de lançamento para Diablo IV: Vessel of Hatred está definida para o dia 8 de outubro e a pré-venda já está disponível.