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Análise – The Elder Scrolls Online: Gold Road

The Elder Scrolls Online já criou uma tradição de todo ano trazer um novo Capítulo com uma expansão completa, adicionando mais narrativa, atividades e uma região totalmente nova. Esse ano é a vez de Gold Road, que chega em um momento muito especial, já que esse ano o MMORPG completou 10 anos.

Gold Road leva os jogadores para West Weald, onde continuamos explorando os acontecimentos narrativos de Necrom, no qual descobrimos que existe uma nova Daedric Prince, chamada Ithelia, que havia sido esquecida através do tempo, mas agora ela escapou e seu retorno para Nirn pode causar uma onda de destruição. O Capítulo possui conteúdo para cerca de 30 horas de aventuras, com diversas novas atividades e o novo sistema Scribing, que traz um novo nível de customização para seu personagem e suas habilidades.

Lançar expansão todo ano é uma tarefa difícil, já que precisa trazer algo realmente significativo e que mantenha sua comunidade engajada. Será que com Gold Road, The Elder Scrolls Online consegue esse feito e renova o gás para mais uma década?

West Weald traz uma boa história e belos cenários

A principal linha narrativa de Gold Road é a nossa busca por Ithelia, essa nova Daedric Prince envolta em mistério, cujo banimento foi feito para que sua existência não destruísse a própria realidade do universo. Nosso grupo está empenhado em seguir as ordens de Hermaeus Mora, figura central no aprisionamento de Ithelia, e como sempre passamos toda a trama em dúvida sobre quem estaria certo em toda essa situação, já que Mora segue sendo uma figura na qual eu não confio nada. Por outro lado, temos um grupo de elfos, com o nome de Recollection, que está empenhado em restaurar o poder de Ithelia apenas para instaurar seu poder em West Weald.

Uma trama bem amarradinha que possui contornos épicos, por se tratar de uma ameaça daédrica para o mundo todo, mas também possui uma disputa política e social bem interessante, deixando a narrativa rica, cheia de camadas e com reviravoltas que deixam a jornada intrigante até o seu final, com uma das melhores batalhas de chefe que o jogo já entregou.

Em relação as missões secundárias, elas seguem trazendo informações sobre o povo local e sua cultura, bem como enriquecem a trama. No entanto, aqui eles pecam pela falta de qualidade, com objetivos muito repetitivos e sem muita criatividade. Se em capítulos anteriores as missões secundárias escondiam tramas interessantes, aqui elas são bem poucas, ficando mais restritas as missões de libertar cidades, que possuem momentos um pouco mais marcantes.

Um fato curioso é que a cidade central da expansão, Skingrad, também faz parte de The Elder Scrolls IV: Oblivion, sendo algo que vai aquecer o coração dos jogadores mais antigos da franquia.

West Weald também é um palco incrível para essa trama de contornos épicos, a região brilha com cenários diversificados de florestas robustas, terra desolada pela guerra, locais modificados pela passagem de Ithelia, um toque de outono e belas ruínas Ayleid. Um espetáculo visual. A equipe de arte caprichou em cada canto do mapa, que adiciona um toque único para nossas aventuras por Tamriel.

Um novo mundo de novas atividades para explorar

Mantendo a tradição dos capítulos de The Elder Scrolls Online, Gold Road chega com uma boa quantidade de novas atividades, diversos itens e conquistas para desbloquear e um sistema totalmente novo para dar uma renovada no combate.

West Weald é um local incrível de explorar, como dizemos acima, e essa exploração fica ainda mais interessante com as diversas atividades que seu mapa possui. Além das missões principais e secundárias, os jogadores encontram Delves, Masmorras Públicas e Chefes de mundo, o pacote tradicional do MMORPG, com uma boa variedade, criatividade e mecânicas para esses desafios, que também adicionam mais conhecimento acerca da narrativa e do povo local.

A nova região também recebeu uma nova atividade de grupo no mapa aberto. Chamados de Mirrormoor Incursions, esses eventos se diferenciam bastante das atividades passadas, trazendo um bem-vindo ar de novidade para os eventos abertos.

Determinados locais do mapa são atingidos por três Valkynaz de elite que estão tentando convocar um campeão de Mirrormoor, os jogadores devem então buscá-los nas redondezas no local principal para impedir que isso aconteça. Algo muito legal dessas incursões é que existem dicas audiovisuais para mostrar o progresso daquele evento, o que não deixa os jogadores perdidos e eles sabem exatamente onde ir e o que fazer, já que as áreas de objetivo estão espalhadas ao redor do palco principal. No entanto, o campeão ainda emerge e os jogadores devem unir forças para expulsar de vez a invasão, que chega com inimigos cheios de habilidades únicas para uma bela, e desafiadora, batalha.

A atmosfera desse evento é realmente muito boa, pois sentimos um ar de urgência enquanto as forças inimigas fazem seu ritual, além de trazer algo novo, com mecânicas diferentes dos demais eventos já existentes no jogo, oferecendo um ar de novidade para um MMORPG de 10 anos de vida.

Por fim, completando a tradição dos Capitulos, os jogadores também receberam o novo Trial, Lucent Citadel, que oferece desafios avançados para grupos de 12 pessoas. A atividade desafia os jogadores além das batalhas, com um encontro final do qual a Zenimax Online descreve como algo completamente diferente de tudo que já fez antes. Eu ainda não consegui completar o Trial, mas levando em conta a qualidade e complexidade dos que já existem em The Elder Scrolls Online, Lucent Citadel deve realmente entregar algo memorável, e pelo que assisti, ele realmente entrega.

Scribing chega para renovar o combate

Com um MMORPG que está há 10 anos no mercado é natural, e saudável, que os desenvolvedores busquem maneiras de manter seu mundo e combate interessantes, e em Gold Road, isso também chega com o sistema Scribing, para renovar diversas habilidades do jogo e ainda adicionando algumas novas.

Para desbloquear o sistema, é necessário completar uma missão que também expande a história do jogo e nos leva para um local específico, o Scholarium, no qual podemos criar nossas habilidades. Lá também podemos completar uma série de missões que expandem as possibilidades de encontrar os recursos para criar essas habilidades pelas atividades espalhadas por Tamriel. Uma pena que apesar de desfechos interessantes, essas missões são longas, repetitivas e chatíssimas, sendo claramente criadas apenas para deslocar o jogador por diversos mapas, apenas gastando tempo, sem nenhuma criatividade, numa repetição exagerada de objetivos.

Quanto ao sistema em si, quando vamos ao Scholarium temos acesso ao local de criação dessas novas habilidades únicas, com efeitos primários, secundários e terciários. A ideia é que seja possível personalizar as habilidades lhes concedendo efeitos adicionais, buffs e debuffs, e até mesmo alterando sua aparência. Não se trata de um sistema simples de dominar, sendo necessário tempo para entendê-lo mais a fundo, mas ele se torna intuitivo rapidamente.

Primeiro, o jogador escolhe a base da sua habilidade, o Grimório. Depois ele pode editar essa habilidade com três Scripts. No primeiro, Focus, escolhemos qual a principal característica daquela habilidade seja curar, infligir dano, gerar Ultimate e por aí vai. Depois, em Signature, você define o que ela irá fazer especificamente como causar dano ou cura ao longo do tempo, restauração de recursos ou outros mais. Por fim, com Affix, você adiciona um buff ou debuff. É claro que existem limitações para que haja um equilíbrio no jogo, mas ainda assim as possibilidades são gigantescas, com mais de quatro mil combinações disponíveis, segundo os desenvolvedores. Essa liberdade de criação também é muito importante para potencializar a fantasia do herói, concedendo ao jogador mais possibilidades de estar imerso em Tamriel.

Para conseguir esses Grimórios e Scripts é necessário realizar as mais variadas atividades em West Weald e por toda Tamriel, dependendo do quão fundo você foi na missão do Scholarium. Também existe um vendedor dentro desse local com alguns desses itens para vender, mas seu estoque é limitado e custa caro. Então o negócio é arregaçar as mangas e mergulhar nas mais variadas atividades que o jogo oferece.

Outra boa novidade desse sistema é a possibilidade de mudar o visual de suas habilidades já existentes. Esses novos estilos são recebidos como recompensas de missões e conquistas dentro do jogo. Uma ótima adição para dar uma renovada em habilidades que estão em uso por uma década.

Para mim, o lado negativo de todo esse sistema ficou por conta dos desbloqueios não serem para toda a conta, obrigando o jogador, que joga com mais de um personagem, ter que correr atrás das mesmas coisas mais de uma vez.

Opinião

A Zenimax Online consegue, com certo conforto, lançar de forma eficiente uma grande expansão todo ano e Gold Road é mais uma dessas sólidas entregas. O Capítulo entrega a bela região West Weald, muitas atividades tradicionais, o novo, e interessantíssimo, evento das Mirrormoor Incursions, e ainda um sistema que traz renovação para as habilidades com o Scribing. A trama principal é muito bem desenvolvida com acontecimentos constantes que nos deixam vidrados nela até seus momentos finais. Ainda assim, o jogo derrapa em grande parte de suas missões secundárias, com objetivos muito repetitivos e com pouca criatividade.

A minha impressão, e ela já está presente em minhas análises do jogo há algum tempo, é que apesar de entregar um conteúdo anual que adiciona um pacote de atividades tradicionais com algumas novidades, parece que o estúdio está muito preso nessa fórmula, não agregando muitas inovações ao MMORPG. Não que isso seja um problema para eles, já que The Elder Scrolls Online é um dos maiores jogos do gênero. Mas até quando essa zona de conforto vai bastar?

Ainda que eu tenha essa ressalva quanto ao formato que não muda muito ano a ano, Gold Road entrega uma bela expansão, que comemora bem os 10 anos de The Elder Scrolls Online.

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Bethesda Softworks
Desenvolvido por: Zenimax Online
Data de lançamento: 18/06/2024
Opções de compra: Microsoft Store

Ainda não conhece The Elder Scrolls Online? Confira nossa análise do jogo base, e também das expansões SummersetElsweyrGreymoorBlackwoodHigh Isle e Necromalém do DLC Murkmire.

*O jogo foi cedido gentilmente pela Bethesda para a realização desta análise.

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