Eu estava com muita saudade de explorar o mundo de Elden Ring, mesmo após ter um personagem no level 280, estar no NG+ 2 e ter quase 300 horas de jogo. Ainda assim, o universo criado, com maestria, pela FromSoftware exerce um fascínio que instiga a explorar mais e mais. Com a chegada da expansão Shadow of the Erdtree, temos uma nova terra para explorar, com suas próprias características e mistérios para desvendar, ou seja, mais e mais horas para mergulhar nesse mundo fascinante.
Shadow of the Erdtree nos leva para as Reino das Sombras, na qual seguiremos os passos do misterioso personagem Miquella, citado por diversas vezes no jogo base, que seguiu para esse local desconhecido. Iremos para lá a fim de descobrir o que aconteceu com ele e também tentar entender o que é essa terra que ao mesmo tempo é tão familiar, mas que também possui peculiaridades bem distintas.
Para adentrar o novo conteúdo, além de ter a expansão, é necessário ter derrotado os chefões Radahn e Mohg, então, caso ainda não tenha feito, já se adiante e elimine essas barreiras para sua nova jornada.
Aproveite também e relembre qual a narrativa do jogo base.
Será que Shadow of the Erdtree consegue ser um conteúdo à altura do impecável Elden Ring? Vamos descobrir nessa análise sem spoilers.
Uma trama cheia de mistérios e personagens interessantes
Seguindo a linha já tradicional de contar histórias da FromSoftware, somos jogados nas Reino das Sombras e vamos montando o quebra-cabeça do que pode estar acontecendo ali conforme exploramos, seja através de diálogos com outros personagens que encontramos pelo caminho, seja lendo itens ou encontrando informações pelos cenários, ou ainda através das poucas cutscenes. Algo extremamente igual ao esquema de Elden Ring.
Inicialmente, devemos ir até a arena na qual derrotamos Mogh e lá encontramos a misteriosa personagem Leda, que nos convida a interagir com o casulo de Miquella para então partirmos em uma jornada para a desconhecida Reino das Sombras. Ela apenas nos diz que nós, assim como outros personagens, foram para esse local a fim de seguir os passos de Miquella para então descobrir o que aconteceu com ele. Encontramos uma região devastada por uma guerra antiga, e desconhecida, cujas consequências parecem ter destinado as Reino das Sombras ao esquecimento. Também temos a figura de Messmer que parece governar por lá, já que seu exército ainda está espalhado por diversos pontos.
Qual o motivo da Guerra? Por que Marika pisou lá primeiro? Qual o motivo de Miquella ir para lá, deixando para trás sua carne, força e linhagem? São perguntas que ficam em nossa mente durante toda a aventura de Shadow Of The Erdtree e, que podem, ou não, serem respondidas dependendo do seu empenho em explorar as informações. Ou simplesmente ficam no ar de propósito para que a comunidade debata e crie suas teorias. Tem quem não goste dessa narrativa subjetiva, mas eu gosto muito, e a FromSoftware faz isso com maestria.
Algo que enriquece muito essa jornada são os diversos personagens que encontramos. Eles estão presentes em diversos locais e te dão informações valiosas sobre as Reino das Sombras e sobre o que pode ter acontecido com Miquella.
Todos são muito ricos e com diálogos muito interessantes, com sua própria linha de missões para expandir bastante a narrativa. É claro que essas missões não dizem exatamente para onde ou o que devemos fazer, como já é de costume, dessa forma devemos prestar bastante atenção ao que dizem para tentar entender o que precisamos fazer. É bem interessante como essas missões podem se entrelaçar uma com as outras e como se interligam com a trama principal, deixando tudo ainda mais prazeroso de explorar. Tudo como uma boa dose de consequências a tudo o que você realizar durante sua jornada. Alguns te ajudam em batalha, ou podem virar vendedores, ou ainda desaparecer. O motivo? Vai saber.
Além desses seguidores de Miquella, que assim como nós, estão seguindo os passos do deus desaparecido, ainda existem personagens próprios das Reino das Sombras, que também expandem bastante a narrativa com suas missões, nos dando uma visão mais profunda dessa terra misteriosa.
Shadow Of The Erdtree apresenta uma atmosfera de mistério palpável em cada momento que exploramos suas terras, sempre nos surpreendendo com revelações inesperadas e informações enigmáticas, que aumentam nossa curiosidade em entender tudo o que se passa ali. Uma jornada de descoberta constante.
Desafio à altura de uma expansão tão grandiosa
Mesmo que você seja experiente no mundo de Elden Ring, Shadow of the Erdtree colocará todas as suas habilidades a prova, mostrando que você deverá ser cauteloso em sua jornada, e que existem regras nas Reino das Sombras que precisam ser seguidas para ter sucesso por lá. Eu mesma cheguei com meu personagem forte no jogo base (level 280) e achei que seria tranquilo, mas a FromSoftware colocou um inimigo particularmente forte bem no início para me mostrar na prática que eu teria que me fortalecer com as bênçãos que esse lugar me oferece. Percebi isso também após ser derrotada dezenas de vezes por um Boss e perceber que as regras devem ser seguidas.
As Bênçãos chegam para aumentar ataque e defesa do seu personagem e também de sua invocação, com um sistema exclusivo para as Reino das Sombras.
Para o seu personagem, o item precioso se chama Fragmentos da Umbrárvore. Conforme vamos pegando determinadas quantidades desse item, subimos o nível da Bênção da Umbrávore, aumentando o dano que infligimos e nossa defesa. Faz MUITA diferença. Depois de colocar no nível 4, já consegui derrotar os mesmos inimigos que antes me humilharam em batalha.
Já a Bênção da Cinza Espiritual Reverenciada afeta suas invocações e necessitam de Cinzas Espirituais Reverenciadas. Apesar de não ter acesso as estatísticas da invocação, é nítida a melhoria dela em combate, principalmente sua sobrevivência.
Eu sei que vai ter jogador se desafiando a passar pelos desafios sem usar essas Bênçãos, mas eu não consigo ver como isso seja possível, pois os inimigos são realmente muito fortes. Esses Fragmentos e Cinzas podem ser encontrados pelo mapa e ao derrotar determinados Bosses. Essas Bênçãos só ficam ativas nas Reino das Sombras.
O sistema entra para que o conteúdo se mantenha desafiador, até mesmo para os jogadores que estão em níveis bem altos, e não se torne um passeio no parque, sem aquele sentimento recompensador ao derrotar um chefão, por exemplo. Também é uma boa entrada para que jogadores não tão avançados não encontrem uma barreira gigantesca para se aventurar pela expansão. Decisão muito acertada da FromSoftware.
Além disso, existe uma vasta, e interessante, quantidade de novos equipamentos, feitiços, habilidades, Cinzas de Guerra, invocações, e por ai vai, seja para te deixar mais forte ou estiloso, afinal de contas, estar bem vestido também faz parte.
As Masmorras Legado, aquelas gigantes com um Chefão super desafiador no final, também se fazem presentes, com um design imponente e até mesmo diversas maneiras de explorá-las. Assim como no mapa aberto, elas estão cheias de passagens e locais secretos, itens importantes, personagens para expandir a história e, é claro, inimigos intensos que colocarão suas habilidades a prova. A equipe de desenvolvedores estava inspirada.
As masmorras menores possuem uma variação de cenários parecidos com o jogo base, mas muitas trazem uma arte totalmente nova, algo que não deixa a expansão em nenhum momento repetitiva, pois mesmo que alguns locais se repitam, dessa vez, encontraram um balanço perfeito entre quantidade e qualidade.
Falando em inimigos intensos, existe uma variedade incrível de adversários, com praticamente todos eles sendo inéditos. Ainda existem alguns do jogo base aqui, o que é natural, afinal de contas fazem parte do mesmo universo, mas a grande maioria são novos. Os Bosses estão sensacionais com lutas muito desafiadoras e estilos diferentes de batalha, sendo necessário nos adaptar a cada nova luta. Até mesmo alguns inimigos “comuns” do mapa dão um trabalhão para serem derrotados (tô falando com você, mulher do fogo), algo que faz com que toda a sua jornada tenha aquela pimentinha que os fãs de Elden Ring adoram.
O Reino das Sombras possui o melhor de Elden Ring e com novidades
O mundo de Elden Ring é uma delícia de explorar, com lugares secretos, belas paisagens e muito mistério no ar. Com Shadow of the Erdtree isso não seria diferente. A nova região traz toda a familiaridade do jogo base, com estruturas e paisagens parecidas com as que já conhecemos, mas enriquece o pacote com diversas novidades, sejam locais com vegetações e arquitetura totalmente diferentes do que já vimos, seja com criaturas bem diferenciadas.
O tamanho também é muito bom, e você pode se perder por lá durante muitas e muitas horas, e sentir que ainda existe muito o que explorar e, provavelmente, terá. A FromSoftware diz que o mapa possui o tamanho de Limgrave e parte de Caelid do jogo base, mas muitas vezes me pareceu ser até maior, devido as suas camadas, sejam elas acima ou abaixo do mapa. Ele é realmente muito denso.
O design das Reino das Sombras é fascinante. Você está explorando uma região e acha que já viu tudo nela, de repente olha no penhasco e tem um caminho abaixo com uma masmorra superinteressante, ou encontra uma caverna e ao atravessá-la descobre um novo local, ou até mesmo um lugar totalmente novo se abre após derrotar um boss. Tudo é possível aos exploradores mais empenhados. O melhor de tudo é que apesar de todo o perigo, toda a atmosfera do jogo te convida a explorar tudo, pois atiça a sua curiosidade o tempo todo. É viciante.
Os cenários são bem variados com ambientes belíssimos e cheios de detalhes na tela, com partículas enchendo a sua tela para um belo espetáculo visual. O desempenho é bom quase o tempo todo, com eventuais quedas de frames ou texturas carregando um pouco devagar em locais específicos, mas isso aconteceu muito raramente, e não atrapalhou em nada a experiência no Xbox Series X.
Opinião
Elden Ring Shadow of the Erdtree é uma expansão completa, que traz o melhor do jogo base com belas adições, deixando o conteúdo sempre interessante sem deixar espaço para repetições excessivas de masmorras e inimigos, como acontece em diversos momentos de Elden Ring. Aqui a FromSoftware encontrou o equilíbrio perfeito entre quantidade e qualidade, entregando uma obra impecável.
As Reino das Sombras possuem um mapa denso, cheio de locais para descobrir, cenários belíssimos que mesclam muito bem a familiaridade das Terras Intermédias com novos locais de personalidade própria. Os inimigos são variados e os Bosses entregam batalhas formidáveis. O novo sistema de melhoria de personagem caiu muito bem, deixando a jornada sempre recheada de desafios. Os novos equipamentos, magias e habilidades são muito bons e trazem com força o clima da expansão. A história nos envolve com seu mistério, com cada pecinha do quebra-cabeça narrativo que montamos deixando toda a trama muito interessante de explorar.
Shadow of the Erdtree é realmente ambiciosa e adiciona um conteúdo riquíssimo para Elden Ring, com uma qualidade altíssima e que tem tudo para deixar os jogadores viciados nessa jornada por muito tempo. Sem dúvidas, uma das melhores expansões que já joguei na vida
Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Bandai Namco
Desenvolvido por: FromSoftware
Data de lançamento: 21/06/2024
Opções de compra: Microsoft Store
Elden Ring Shadow of the Erdtree será lançada no dia 21 de junho e a pré-venda já está disponível. Enquanto a expansão não chega, conta pra gente qual sua expectativa para o conteúdo.
Aproveite e também confira nossa análise do jogo base.
*O jogo foi cedido gentilmente pela Bandai Namco para a realização desta análise.