Ícone do site Xbox Power

Análise – Sand Land

Nem só de Dragon Ball viveu Akira Toriyama, com o autor tendo feito obras incríveis como Blue Dragon, que foi um ótimo exclusivo de Xbox 360, trazendo o seu traço icônico para personagens cheios de carisma e muito humor. Quando soube que Sand Landuma obra que não tem a mesma popularidade de Dragon Ballmas que assume todas as características de Toriyama, seria transformado em um jogo, fiquei bem entusiasmado em conhecer essa obra.

Será que Sand Land é tão especial quanto Dragon Ball ou é só mais uma obra que será esquecida em alguns meses? Descubra em nossa análise a seguir.

Bem vindos a Sand Land

A história incrível de Sand Land começa quando Beelzebub, que é o príncipe dos demônios, encontra um xerife que pediu sua ajuda para encontrar um lugar chamado de Lago Lendário, que possui água potável para todo o mundo de Sand Land, que sofre com um grande problema, desde que todo o rio que banhava o local simplesmente secou.

Partimos então em uma grande aventura, que vai levar Beelzebub por toda Sand Land. Infelizmente essa busca pelo lago será bem complicada, pois o exercito do Rei de Sand Lad estará em seu caminho e cabe a você conseguir lutar contra todas as adversidades.

A história possui vários desdobramentos sobre tudo o que acontece e aconteceu em Sand Land, trazendo Beelzebub e seus amigos para a equação, se tornando muito maior do que simplesmente uma batalha para encontrar um recurso escasso. Existem inúmeros acontecimentos de cair o queixo, que trazem ainda mais peso para a história.

A história inclusive revive acontecimentos do passado, com ligações para explicar algumas coisas no presente, mostrando as motivações para vários personagens. Além da história principal, como falamos de um RPG de ação, temos várias missões secundárias, que trazem mais volume para tudo o que representa aquela mundo.

Em determinado momento da história, encontramos uma cidade que vai precisar de ajuda, e dai a cada missão secundária completada mais pessoas se juntam a essa cidade, desbloqueando novas opções para o jogador.

A incrível magia de Akira Toriyama

Não é somente a direção de arte Sand Land que possui o toque de Toriyama, temos todo o escopo do mundo que lembra outras obras do autor, com animais e personagens bem caricatos, que qualquer um reconhece como obra dessa lenda.

Os diálogos cheios de humor, além do texto que possui pinceladas de criticas sociais, como preconceito e inclusão,\ por exemplo, tudo sem ser exagerado e dando uma leveza incorporada ao roteiro.

As missões também receberam aquele tom incrível, tanto em momentos mais engraçados quanto na emoção ao lutarmos por nossa família e amigos, algo bem característico do texto do autor. Mesmo em missões secundárias você terá altas risadas ou se emocionará com personagens que conhecemos pelo caminho. Além dos personagens principais serem incríveis, os vilões também marcam uma presença fortíssima, dando um show de atuação, cada um com seu jeito de ser, fazendo com que odiemos em alguns momentos.

A história é tão boa, que você não conseguirá largar, principalmente nos momentos finais, no qual tudo parte para algo gigantesco.

Um RPG de ação cheio de possibilidades

Além de Sand Land ser uma aventura incrível, ele é um RPG de ação muito competente no seu combate físico, mesmo que em alguns momentos seja um pouco desajeitado, mas que compensa no combate com veículos, que é de onde vem o seu principal potencial.

Beelzebub pode atacar seus inimigos com vários socos e chutes a la estilo Dragon Ball e ainda usar poderes especiais do seu sangue demoníaco. Esses poderes no começo são bem simples, mas em níveis mais avançados, os poderes ficam ainda melhores, aumentando nossas possibilidades. Nossos aliados podem nos ajudar com algumas habilidades que podem ser ativadas durante a batalha.

A cada nível alcançado podemos escolher novas habilidades tanto para Beel, quanto para seus amigos, Além de habilidades que podem ser ativadas, podemos colocar habilidades passivas, que nos concedem melhorias permanentes.

Algumas missões exploram nosso lado aventureiro, ao colocar plataformas para podermos pular ou mesmo um lado mais furtivo, então temos uma boa variedade de mecânicas inseridas no gameplay.

É no uso dos veículos que o jogo mostrou todo o seu potencial, trazendo armas para combater e ainda usabilidade para passar por adversidades. Então, posso afirmar que existem diferentes tipos de veículos, que vão nos ajudar a avançar na história e no terreno.

O tanque é o veiculo que mais usei, por simplesmente ter as armas mais poderosas e o gameplay mais intuitivo. Os robôs também marcam presença com alta mobilidade para pular obstáculos, além de poder ser usados para completar alguns simples quebra-cabeças, além de poder ser usado em combate, o uso é livre para montar a nossa estratégia.

Existem algumas surpresas quando se tratam dos veículos, então não entrarei nesse mérito para evitar possíveis spoilers acerca da experiência com outros veículos mais avançados, mas posso adiantar que cada um serve para determinadas funções.

Os veículos podem ser melhorados e customizados, algo que é simplesmente viciante, dando várias possibilidades para o jogador montar suas máquinas, incluindo novas peças, cores e por ai vai.

Para seguir com essas melhorias, temos que encontrar materiais em alguns lugares ou mesmo ao eliminar certos inimigos. Procurar pelas mais fortes farte do gameplay e ajuda na hora de instigar o jogador a explorar todas as possibilidades do mapa.

Som e Gráficos

Sand Land possui gráficos e uma direção artística incrível, fazendo jus a tudo o que Akira Toriyama criou, credenciando a Bandai Namco como uma das melhores para recriar a experiência dos mangás nos jogos.

Por mais que Sand Land possa parecer que só tem deserto e deserto, ele traz ambientes diferentes, que não vou entrar no mérito para não dar spoilers, mas posso afirmar que os ambientes vão além de Sand Land.

Na minha experiência tive poucas quedas de frames no Xbox Series S, com apenas algo bem pequeno, que pode ser melhorado na atualização de Day One, que chegará amanhã.

O jogo possui legendas e menus em Português do Brasil, mas senti falta da dublagem. Principalmente por nosso país ter tantos dubladores incríveis.

Opinião

Sand Land é uma das melhores adaptações que já vi em um jogo, transportando o sentimento que toda obra de Akira Toriyama possui. O texto e os personagens são tão bem escritosque mesmo quem nunca ouviu falar sobre a obra, acaba amando toda essa aventura. A história é incrível, nos surpreendendo com vários acontecimentos, que mesclam o passado e o presente desse mundo tão volátil. Assim como nosso mundo, que vive dentro de uma panela de pressão politica, Sand Land não é tão diferente, algo que traça paralelos com nossa realidade.

A jogabilidade é muito boa, principalmente na hora de controlar os veículos, com mecânicas de exploração de cenários e no combate, inclusive na batalha contra os chefes, que são incríveis. O mapa é gigantesco e expansivo, surpreendendo o jogador, pois quando achamos que vai acabar, temos novas áreas para explorar. O jogo possui boa escrita nas missões principais e também nas secundárias, trazendo mais qualidade para a história. Além, é claro, de colecionáveis e muito o que se fazer pelo mapa.

Sand Land certamente marcará a sua vida, principalmente por trazer personagens cheios de carisma e atitude, algo no qual Toriyama sempre foi um mestre.

Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Bandai Namco
Desenvolvido por: ILCA
Data de lançamento: 26/04/2024
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela Bandai Namco para a realização desta análise.

Sair da versão mobile