Recentemente os fãs de games tiveram uma mudança forte de paradigma, quando o Xbox disponibilizou quatro de seus exclusivos em outras plataformas. Mas novamente o mundo dos games pode ser chacoalhado por declarações de Phil, quando ele diz em uma entrevista para a Polygon, que ele deseja incluir no Xbox, a possibilidade de comprar em outras lojas como a Steam e EPIC Games, algo que seria incrível para os usuários de Xbox.
Spencer explicou que no passado, os fabricantes de consoles normalmente subsidiavam o custo de hardware caro, sabendo que uma parte de cada dólar gasto em jogos para a plataforma ao longo dos anos acabaria voltando para o fabricante do console. Então, com o tempo, o fabricante do console recuperaria o subsídio – e esperançosamente mais.
Mas, disse Spencer, “a Lei de Moore desacelerou. O preço dos componentes de um console não está caindo tão rapidamente como nas gerações anteriores.” Pior ainda, explicou ele, o mercado de consoles não está crescendo, com mais jogadores migrando para opções de PC e portáteis. Agora, a ideia de subsidiar um console – e forçar os jogadores a comprar jogos na loja oficial para ajudar a recuperar os custos – pode não fazer sentido. As paredes destinadas a prender as pessoas nos consoles podem estar motivando-as a ficar de fora.
A resposta, em parte, é acabar com a exclusividade em cada vez mais jogos do Xbox. Spencer explicou que a experiência de jogo é prejudicada quando importa em quais consoles jogamos ou em quais lojas nos vendem nossos jogos. Como exemplo, ele apontou Sea of Thieves. Um jogador, explicou ele, não deveria se preocupar com o hardware que ele ou seus amigos possuem. Eles deveriam apenas saber se seus amigos jogaram e querem jogar Sea of Thieves.
Essas declarações de Spencer casam com essa mudança, que começou com a inclusão desses jogos em outras plataformas, e que vai de encontro com a visão de que os consoles estão em decadência, pois se prendem a uma única possibilidade, coisa que o PC tem muita vantagem.
Aguardem por mais mudanças, pois realmente isso é só o começo de uma nova etapa na história dos consoles.