Bruxos, feitiços, maldições, fantasmas, flagelos, mortos e vivos. São palavras comuns dentro do jogo Banishers: Ghosts of New Eden, que te trazem a uma terra amaldiçoada afim de explorar os motivos de Red e Antea, os dois protagonistas.
Alguns trailers disponíveis na internet trazem aos olhos do jogador um combate visceral que agrada pela rápida movimentação e combos com trocas de personagens. Aqui fica meu aviso: sim, isso acontece de fato no jogo, mas não se iluda: o foco do jogo não é seu combate e sim sua história.
O jogo me surpreende por trazer missões secundárias com peso suficiente pra deixar a campanha principal ainda mais pesada, com ainda mais peso para sua atitudes, suas decisões e as consequências disso. São poucos os jogos que trazem isso ao jogador, o verdadeiro peso da consequência de seus atos. Tudo nesse jogo culmina para uma decisão única e exclusiva sua, desde o início você sente o peso das decisões e, até por esse motivo, oque antes era uma análise se tornou uma “Primeiras Impressões“.
O jogo tem uma gameplay boa, uma árvore de habilidades não complicada de entender, mas o jogo traz alguns leves tropeços do personagem (que pode e deve ser alterado com um patch day one), algumas quedas de quadros (estou jogando no Xbox Series X no modo desempenho, que prioriza os quadros) e texturas invariavelmente carregando. Nada disso tira o brilho desse jogo. Nos últimos dois dias o jogo já teve duas atualizações, ou seja, muito provável que esses meros detalhes serão melhorados em breve no jogo.
O jogo se reinventa o tempo todo e está cada vez mais gratificante explorar e entender esse mundo caótico que ele se encontra, seja lutando com inimigos do submundo, seja entendendo as pessoas e seus fantasmas. Algumas pessoas assombradas por um passado benevolente, outras nem tanto assim. É bacana entender a ousadia do estúdio em trazer problemas do nosso cotidiano e mesclá-los com um submundo de perversidade, caos religioso, crenças deturpadas e uso deliberado de magia.
Eu quero (e vou) revirar cada pedra, de cada canto desse jogo. Ele clama por isso e eu farei.
*O jogo foi cedido gentilmente pela Focus Home Interactive para a realização desta análise.