Ícone do site Xbox Power

Análise – ARK: Survival Ascended

Os jogos de sobrevivência estão evoluindo bastante nos últimos anos, sendo até mesmo incorporados em outros tipos de jogos. Esse gênero tira o jogador da sua zona de conforto, trazendo uma experiência mais próxima do que vivemos na vida real.

Finalmente tive a oportunidade de jogar um dos grandes pilares do gênero sobrevivência nos últimos anos,  chamado de ARK: Survival Ascended, que é um remake do primeiro ARK e vai saciar sua fome por sobrevivência pré-histórica.

Sobreviva

Sobrevivência é um dos gêneros que mais tive problemas para me adaptar, por não ter tanta paciência para cuidar de tantas coisas sobre o personagem, tendo uma jogabilidade mais cadenciada, algo que foge das minhas características como jogador.

Joguei a primeira versão de ARK, quando ainda estava em acesso antecipado, mas foi um jogo que não me prendeu, devido as interfaces e comandos não serem tão convidativos. Nessa nova versão de ARK, uma das mudanças mais marcantes, é a reformulação de menus e toda a interface do jogador. Tudo agora ficou muito mais fácil, desde a administração de pontos do personagem, até mesmo as ferramentas de criação e coleta de recursos. Essas mudanças me fizeram ter mais vontade de passar horas e horas, somente sobrevivendo nesse mundo tão grande.

ARK: Survival Ascended é um jogo cheio de recursos para sobreviver, tendo uma fauna e flora cheia de opções, algo que foi conquistado com o tempo desde o lançamento da primeira versão.

Existem também uma quantidade enorme de opções de criações, algo que prende o jogador naquele mundo. Os comandos também ganharam uma refinada, mas sinto que o jogo deve ficar melhor no teclado e mouse, pois os controles não são tão precisos na hora de administrar os recursos.

Muito conteúdo

Um dos pontos que mais chamam atenção em ARK: Survival Ascended é a quantidade absurda de conteúdo, tendo inúmeros animais que não existiam na versão clássica, algo que vai gerar muita curiosidade para quem gostava do primeiro jogo.

Existe um tipo de inseto gigante, que é bem ameaçador, surpreendendo o jogador que está acostumado com dinossauros gigantes.

Outro ponto muito interessante é a quantidade de mods que podem ser facilmente instalados e usados para expandir nossas aventuras. Existem também inúmeros servidores, algo que ajuda na hora de sempre ter uma partida para participar.

Caso você queira criar uma partida solo, isso é possível e serve para aprender todas as suas mecânicas. Alguns servidores só funcionam com mods instalados, mas pela interface já notamos esses pré-requisitos.

Nem tudo são flores

Por mais que ARK: Survival Ascended pareça pronto, ele ainda precisaria de mais tempo de otimização, sendo bem feio em alguns momentos no Xbox Series S, que foi o console utilizado nesta análise. Algumas pessoas relataram o mesmo problema no PC, então realmente o jogo é pesado e possui problemas de performance. No momento da criação de personagem foi o mais afetado, algo bem ruim mesmo, garantindo algumas risadas, tamanha a estranheza.

Caso o jogador queira alternar entre a visão em primeira e terceira pessoa, isso é possível, sendo uma opção interessante para quem tem esse tipo de preferência.

Após as primeiras atualizações, realmente parece que o jogo deu uma boa melhorada, então caso você curta esse tipo de jogo vale a pena o investimento.

O som cumpre seu papel, mas nada que seja épico ou marcante. Existe localização para o nosso idioma, então é uma questão que ajuda na hora de entender as principais mecânicas.

Opinião

ARK: Survival Ascended é um remake interessante, principalmente para quem é fã da franquia ou mesmo pra quem ama jogos de sobrevivência. A quantidade absurda de conteúdo pode prender o jogador por muitas horas, trazendo mods, novos animais, recursos e muito mais. Infelizmente, tive problemas irrisórios de performance no Xbox Series S, que podem ter sido melhorados com as últimas atualizações.

ARK: Survival Ascended é um sinal de que teremos algo bem especial no próximo ARK, garantindo um aprendizado para melhorar o que funciona e corrigir o que não ficou tão bom.

Plataformas: Xbox Series X|S e PC
Publicado por: Studio Wildcard
Desenvolvido por: Studio Wildcard
Data de lançamento: 21/11/2023
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela Snail para a realização desta análise.

Sair da versão mobile