Ícone do site Xbox Power

Análise – Kona II: Brume

Kona II: Brume é a continuação do aclamado jogo de aventura e mistério Kona, que se passa no norte do Canadá dos anos 70. O jogo é desenvolvido pela Parabole e distribuído pela Ravenscourt Games. Seu lançamento foi em 18 de outubro deste ano para Xbox One e Xbox Series X|S com suporte ao recurso Smart Delivery.

O primeiro Kona é um jogo narrativo de aventura e mistério que se passa no Canadá dos anos 70, onde o jogador assume o papel de Carl Faubert, um detetive particular contratado para investigar um estranho caso de vandalismo em uma propriedade rural. O jogo mistura elementos de sobrevivência, exploração, quebra-cabeças e narrativa não linear, criando uma experiência única e imersiva. O jogo foi lançado em 2017 e recebeu muitos elogios da crítica e do público.

Neste novo capítulo, o protagonista Carl Faubert retorna à região de Atamipek Lake para investigar um novo caso envolvendo acontecimentos misteriosos e um evento único. O jogo mantém a mesma atmosfera de suspense e isolamento do primeiro, mas com novos elementos de terror e ação.

NEVOEIRO MISTERIOSO, INVESTIGAÇÃO E COLECIONÁVEIS

Explore a ambientação rústica de um vilarejo rural e investigue os mistérios por trás de um nevoeiro bizarro – a Bruma – que engoliu a região. A Bruma está acabando com a tranquilidade de um vilarejo rural e afetando o equilíbrio da natureza. Mas qual seria a origem desse fenômeno? Encontre pessoas desabrigadas – vítimas e sobreviventes de uma avalanche devastadora – e saiba o que há por trás da Bruma.

O enredo de Kona II: Brume é bem construído e envolvente, com várias reviravoltas e surpresas. O jogo explora temas como a cultura nativa canadense, a loucura humana e sobretudo a interação e capacidade de sobreviver. O jogador pode interagir com diversos personagens e objetos, coletar pistas, resolver quebra-cabeças e enfrentar perigos. Como detetive, você tem um diário onde precisará fazer anotações de suas descobertas e até mesmo evidências. Mesmo ambientado nos anos 70, você terá uma câmera para fotografar e juntar as evidências.

Existem diversos colecionáveis para serem coletados em sua exploração, macacos de pelúcia com pratos, estátuas da Virgem Maria, cartões de jogadores de Hockey (afinal estamos no Canadá 😬), entre outros. A grande maioria não impedirá o progresso pelo jogo, mas irá debloquear conquistas e obviamente adiciona o fator de replay. O jogo também tem um sistema de sobrevivência, que exige que o jogador administre sua saúde e temperatura, principalmente ao se aventurar nos ambientes externos.

O jogo tem bons gráficos que retratam com realismo a paisagem nevada e sombria do Canadá. Os efeitos de luz, sombra, neve e fogo são bem feitos e contribuem para a imersão do jogador. A trilha sonora é composta por músicas folclóricas e instrumentais, que combinam com o clima do jogo. Os efeitos sonoros também são excelentes, especialmente os sons da natureza, dos animais e dos inimigos.

A jogabilidade de Kona II: Brume é fluida e intuitiva, com controles simples e eficientes. O jogo se passa em primeira pessoa, que permite ao jogador explorar livremente o cenário. O jogo também tem um modo de condução, que permitirá ao jogador dirigir um trenó puxado por cães. O jogo tem um ritmo variado, alternando entre momentos de investigação, exploração, combate e também fuga.

O jogo é uma evolução em relação ao jogo anterior, pois apresenta uma história mais complexa e profunda, um cenário mais amplo e diversificado, mais personagens e interações, mais desafios e perigos, mais armas e itens, mais opções de jogabilidade e mais finais alternativos.

OPiNIÃO

Kona II: Brume é um jogo ótimo, que vai agradar aos fãs do primeiro jogo e aos amantes de aventura e mistério. Tem uma história envolvente com enredo muito coeso, e muitos cenários de diversos contrastes, até porque se fossem focar apenas na neve, seria muito branco pra todos os lados. Tem fator de replay, principalmente para os jogadores que curtem conquistas.

Infelizmente não possui suporte ao idioma Português, o que restringe a experiência mais imersiva para alguns jogadores. Também encontrei alguns bugs de eventos que não permitiam a continuação do jogo, por exemplo, área liberada, na qual tive que encerrar o jogo e carregar novamente o save game. O que ocorreu em 2 ocasiões diferentes. Ainda assim, Kona II: Brume proporciona uma ótima experiência investigativa com vários mistérios e algumas reviravoltas.

Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Ravenscourt Games
Desenvolvido por: Parabole
Data de lançamento: 18/10/2023
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela PLAION para a realização desta análise.

Sair da versão mobile