A Microsoft começou a notificar que acessórios não certificados sofrerão bloqueios nos consoles Xbox a partir de 12 de novembro de 2023.
Isto significa que você não poderá mais usar controles, fones de ouvido, teclados ou outros dispositivos que não tenham o selo de qualidade da empresa. Esta é uma nova política que entrará em vigor no dia 12 de novembro de 2023 e que visa garantir a segurança e a qualidade dos produtos Xbox.
Jogadores já começaram a receber notificações sobre o uso destes acessórios, informando o código 0x82d60002 e o link www.xbox.com/accessories (link da versão BR).
Mas o que isso significa para os usuários? Será que essa medida é justa ou abusiva? Quais são os benefícios e os prejuízos dessa decisão? Neste artigo, vamos tentar responder a essas perguntas e explicar o que muda com o bloqueio de acessórios não certificados em consoles Xbox.
O que são acessórios não certificados?
Acessórios não certificados são aqueles que não passaram por um processo de avaliação e aprovação da Microsoft para funcionar nos consoles Xbox. Eles podem ser de marcas diferentes, como Razer, Logitech, HyperX, entre outras, ou até mesmo de fabricantes desconhecidos ou piratas. Esses acessórios podem ter uma qualidade inferior, apresentar defeitos, causar danos aos consoles ou até mesmo violar as regras de uso da plataforma Xbox.
Por que a Microsoft está bloqueando o uso de acessórios não certificados?
A Microsoft afirma que o bloqueio de acessórios não certificados tem como objetivo proteger os usuários e os consoles Xbox de possíveis problemas causados por esses dispositivos. Segundo a empresa, alguns acessórios não certificados podem interferir no desempenho dos jogos, na conexão online, na segurança dos dados ou até mesmo na integridade física dos usuários. Além disso, a Microsoft diz que o bloqueio visa garantir uma experiência padronizada e de qualidade para todos os jogadores da plataforma Xbox.
Como saber se um acessório é certificado ou não?
Para saber se um acessório é certificado ou não pela Microsoft, basta verificar se ele possui o selo “Designed for Xbox”, conforme imagem abaixo. Este selo indica que o produto foi testado e aprovado pela empresa para funcionar nos consoles Xbox. Você pode encontrar esse selo na embalagem, no manual ou no próprio dispositivo. Se o acessório não tiver esse selo, ele é considerado não certificado e pode ser bloqueado pela Microsoft. Consulte o site da Microsoft sobre acessórios certificados.
O que acontece se eu usar um acessório não certificado?
Se você usar um acessório não certificado em seu console Xbox, você pode receber uma mensagem de aviso informando que o dispositivo não é compatível com a plataforma e que pode causar problemas. Se você ignorar essa mensagem e continuar usando o acessório, você pode ter sua conta suspensa ou banida da rede Xbox. Além disso, em alguns casos você pode perder a garantia do seu console ou ter que pagar pelo conserto caso ele seja danificado pelo uso do acessório não certificado.
Quais são as vantagens e as desvantagens do bloqueio de acessórios não certificados?
A principal vantagem do bloqueio de acessórios não certificados é que ele pode aumentar a segurança e a qualidade dos produtos e serviços da plataforma Xbox. Ao usar apenas dispositivos acessórios certificados, você pode evitar problemas técnicos, riscos à sua privacidade ou à sua saúde e garantir uma experiência mais estável e satisfatória nos jogos.
A principal desvantagem do bloqueio de acessórios não certificados é que ele pode limitar as opções e a liberdade dos usuários. Ao impedir o uso de dispositivos de outras marcas ou fabricantes, a Microsoft pode reduzir a concorrência, a inovação e a diversidade no mercado de acessórios para consoles.
ATUALIZAÇÃO – 30/10/2023
Um porta-voz da Microsoft respondeu às perguntas do site Windows Central sobre esta nova política, que afetará certos fabricantes nas próximas semanas.
“Os acessórios da Microsoft e de outros parceiros de hardware licenciados do Xbox são projetados e fabricados com padrões de qualidade para desempenho, segurança e proteção. Acessórios não autorizados podem comprometer a experiência de jogo em consoles Xbox (Xbox One, Xbox Series X/S.) Os jogadores podem receber um pop-up avisando que seu acessório não é autorizado. Eventualmente, o uso do acessório não autorizado será bloqueado para preservar a experiência de jogo do console. Para obter uma lista completa de acessórios compatíveis com consoles Xbox, visite www.xbox.com/accessories, nossas páginas de suporte aqui e aqui, e nossa página do programa de hardware de parceiro projetado para Xbox aqui.”
Ainda não há nenhuma palavra oficial ou relatórios sobre se os adaptadores de mouse e teclado que falsificam o controlador XIM ou Cronus serão banidos como resultado dessas mudanças de política, mas fabricantes como a Brook Gaming, que constroem adaptadores não licenciados, principalmente controles/sticks para jogos de luta, parecem entrar nesta classificação.