Uma jornada que se arrasta por mais de um ano e meio, parece estar finalmemte chegando ao fim. O órgão regulador CMA do Reino Unido, um dos grandes opositores a compra, e que ficou conhecido na grande mídia por levar muito em consideração as reclamações da Sony, principal concorrente do Xbox, e não escutar muito a opinião dos consumidores, que são aqueles aos quais deveria beneficiar, deu seu novo parecer, dessa vez positivo para a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Lembrando que o órgão chegou a bloquear o negócio em abril deste ano.
Em sua aprovação provosória, o CMA diz que as novas medidas propostas pelas empresas abordam suas preocupações anteriores, relacionadas a Cloud, e abre caminho para o acordo ser fechado.
Segundo o documento, a proposta reestruturada apresentada pela Microsoft, na qual a empresa não comprará os direitos de jogos em nuvem detidos pela Activision, que agora serão vendidos a um terceiro independente, a Ubisoft (conforme já anunciado), antes que o acordo seja concluído, foi essencial para que o negócio tivesse um desfecho positivo. Com essa nova estrutura, a Microsoft não controlará mais os direitos de jogos em nuvem para o conteúdo da Activision, portanto não estaria em posição de limitar o acesso ao seu próprio serviço de jogos em nuvem ou de negar esses jogos aos rivais, pois a Ubisoft será livre para oferecer o conteúdo diretamente aos consumidores e a todos os provedores de serviços de jogos em nuvem da maneira que escolher.
O órgão agora irá consultar as soluções propostas, bem como coletar feedback de terceiros, antes de tomar uma decisão final.
A decisão foi celebrada pelo presidente da Microsoft, Brad Smith:
Estamos animados por este desenvolvimento positivo no processo de revisão da CMA. Apresentamos soluções que acreditamos atenderem totalmente às preocupações restantes do CMA relacionadas ao streaming de jogos na nuvem e continuaremos trabalhando para obter aprovação para fechar antes do prazo final de 18 de outubro.
We are encouraged by this positive development in the CMA’s review process. We presented solutions that we believe fully address the CMA’s remaining concerns related to cloud game streaming, and we will continue to work toward earning approval to close prior to the October 18…
— Brad Smith (@BradSmi) September 22, 2023
O CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, também comemorou a decisão em uma carta enviada para seus funcionários.
Como disse quando anunciámos o acordo, esta transação irá ajudar-nos a acelerar as nossas ambições para o futuro dos jogos e permitir-nos servir melhor os nossos jogadores. A Microsoft reconhece o compromisso com a excelência e a independência criativa que nos tem servido bem nos últimos 30 anos. Estou confiante de que seus recursos, tecnologia e ferramentas nos proporcionarão oportunidades ainda maiores para criar jogos ainda melhores.
Ao que parece, tudo se encaminha para um desfecho positivo para a aquisição antes de sua data final, que se encerra no dia 18 de outubro.