Ícone do site Xbox Power

Análise – Armored Core VI: Fires of Rubicon

A From Software é uma das desenvolvedoras mais respeitadas no mundo, criando um verdadeiro marco nos jogos, que é a franquia Souls, culminando em um subgênero, que é inserido em grande parte dos jogos. Eu nunca fui um fã tão assíduo da franquia Souls, mas venho me arriscando nos jogos mais recentes, inclusive de outras desenvolvedoras, simplesmente por trazerem desafios reais, que testam nossas habilidades.

Dito isso, quando surgiu a informação de que Armored Core VI: Fires of Rubicon seria o próximo jogo da desenvolvedora, fiquei extremamente empolgado, afinal, jogar com um Mech em um contexto de desafio me fascinou, pois a From coloca muita qualidade em seus projetos, e ainda a Bandai Namco, que também subiu de patamar em seus jogos.

Será que Armored Core VI: Fires of Rubicon conseguiu atingir o nível de excelência da From Software? Descubra em nossa análise a seguir.

Uma guerra por energia

A história de Armored Core VI: Fires of Rubicon começa, quando partimos para um planeta chamado de Rubicon. Nós somos um mercenário e piloto de AC(Mech), que ainda não tem muita notoriedade e quer buscar seu espaço nesse planeta, que possui uma guerra entre facções e várias corporações, que desejam a todo custo controlar a energia, chamada de Coral.

Nos primeiros momentos de nossa jornada, precisamos encontrar uma licença válida, que servirá para operar com as facções de Rubicon. Esse momento serve para nos habituar com os controles do AC, que são bem simples, mas a medida que avançamos na história, mais opções ficam disponíveis. Nessa primeira missão também conseguimos nosso codinome, nos sendo atribuído o nome de Raven.

Raven recebe ordens de um oficial, que nos ajuda com contratos dessas facções. A medida que vamos mais fundo nessa guerra oculta, conseguimos entender que nem tudo é o que parece, e a energia chamada de Coral faz parte de algo maior no planeta. Nesse mundo de mercenários e corporações, nós ficamos muitas vezes no meio desse conflito, sendo assim, não podemos nos prender a uma facção ou organização, pois em maior parte da história, o que importa é o lucro.

Mesmo sendo distribuído em fases, o enredo é bem amarrado pelos diálogos, durante as missões e nos intervalos. Mas não espere por personagens marcantes, pois o destaque é a nossa experiência como mercenário e tudo que está acontecendo em Rubicon.

A história possui ainda algumas missões com decisões, que mudam as missões seguintes, então escolha com sabedoria com quem fará uma aliança.

O melhor jogo com Mechs

A primeira coisa que nos vem a cabeça quando começamos Armored Core VI: Fires of Rubicon, é que será só mais um jogo com robôs, mas isso cai por terra em algumas horas, pois assim que entendemos como tudo funciona, tudo muda de figura.

Começando por nosso AC, que possui comandos bem simples, mas ao passar de horas, descobrimos que existe uma infinidade de possibilidades. Nosso Mech pode carregar armas que podem ser acopladas as mãos, que são acionadas pelos gatilhos, além das armas de ombro, que são ativadas pelos botões LB e RB. Durante o combate podemos usar essas armas ao mesmo tempo ou alternando, respeitando o superaquecimento das armas ou carregamento.

Além das armas principais, temos também mudanças no sistema operacional dos ACs, que alteram nossa forma de jogar, como escudos cinéticos, chutes, ou mesmo uma poderosa explosão de PEM que derruba o escudo de alguns ACs. Esse tipo de upgrade é muito usado em missões mais avançadas e batalhas contra os chefões.

Além das armas de fogo, o AC pode ser equipado com armas de contato poderosas, mas que nos deixam vulneráveis, sendo algo que deve ser pensado para cada momento.

A locomoção também faz parte da nossa experiência, principalmente pelo fato dos mapas serem muito verticais, então você vai planar, desviar de balas, misseis e ataques de lasers a todo instante. Além disso, existem inimigos enormes, que nos fazem percorrer quase todo o cenário em busca dos pontos fracos.

Além de se preocupar com a mobilidade, cuidando de coisas como propulsão e peso, também temos que escolher um gerador que equilibra a energia consumida de nosso AC. Uma série de mecânicas complexas que fazem parte de nosso arsenal.

Durante as missões podemos usar até três kits médicos, que recuperam a saúde de nosso AC, caso chegue ao checkpoint e morra, você poderá começar com todos os kits e ainda em alguns pontos de fases mais complexas são recarregados nossos kits e munições. As munições também fazem parte da administração de nosso AC, tendo que ser muito bem pensado para fases que exigem muito das nossas armas.

DNA da From Software

Cada missão de Armored Core VI: Fires of Rubicon se comporta de maneira diferente, tendo tarefas mais simples, até inimigos que fazem você gritar de raiva. Essa característica da desenvolvedora está bem presente no jogo. Não se trata somente de escolher a arma mais cara ou a peça mais moderna, cada inimigo vai exigir que o jogador use uma estratégia, antes e durante o combate. Por diversas vezes tive que testar várias builds para enfrentar um determinado inimigo, que mesmo tendo armas poderosas, tive que atingir o seu escudo de uma forma diferente, esse tipo de combate é viciante e recompensador.

A maioria desse tipo de jogo, baseia-se em escolher as armas e partir para a luta, aqui não, se você for com esse tipo de pensamento, não passará do capitulo 1. Como de costume nos Souls, alguns inimigos possuem fases diferentes de comportamento, forçando o jogador a mudar sua estratégia antes e durante o combate.

Armored Core VI: Fires of Rubicon brilha demais nos tipos de inimigos, tendo uma variedade enorme. Os chefes então, nem se fala, pois são cheios de personalidade e com ACs poderosos. Foi uma experiência bem legal, trocar informações com outros jogadores, algo que precisei para vencer alguns chefes, mas outros eu consegui sozinho, algo que trouxe muito prazer.

Muitas opções

Como disse anteriormente, para buscar as melhores configurações, você terá que conhecer suas armas e peças, então montar um arsenal com opções é bem importante. Raramente durante minha jornada, eu vendia minhas peças, principalmente por que o jogo fornece a opção de repetir algumas missões, quantas vezes você precisar, então é possível levantar uma grana só repetindo algumas missões mais rápidas.

Para construir nossos AC temos várias opções de peças e armamentos na loja, que conforme avançamos nos capítulos são desbloqueados novos modelos. Caso o jogador explore os cenários, também é possível encontrar peças secretas ou mesmo quando vencemos alguns inimigos.

Além das missões tradicionais, também podemos fazer treinamentos e ainda lutar contra inimigos épicos na arena, que são divididas em classes.

Existe também um modo online chamado de Colmeia, que é um PVP bem interessante, que traz um diferencial para quem gosta desse tipo de modalidade. Gostei bastante do modo, pois podemos testar nossas habilidades contra outros jogadores e ainda ver outros ACs em ação. Não tive problemas para encontrar salas, entrando rapidamente em disputa. Esse modo serve com um plus, então não espere por algo focado no PVP.

Qualidade impecável

Armored Core VI: Fires of Rubicon possui uma qualidade incrível tanto em gráficos, quanto em performance, mesmo rodando no Xbox Series S não percebi quedas de frames nem texturas pobres, tudo foi construído com muita qualidade. Mesmo com uma quantidade absurda de inimigos e projéteis, tudo roda de maneira perfeita.

O design dos ACs é incrível, que montados com várias peças transbordam em várias opções de customização. Existem desde robôs tradicionais, até mesmo tanques e robôs aranhas.

O jogo possui um design de som muito bom, além de ter legendas em Português do Brasil, algo que ajuda no entendimento da história. Ainda falando do som, é incrível ver os diferentes sons de propulsão e também dos armamentos.

Opinião

Armored Core VI: Fires of Rubicon é o melhor jogo com robôs já feito, principalmente pelo ótimo trabalho da From Software, que criou uma jogabilidade divertida, frenética, desafiadora e cheia de estratégia. A história é boa, com um enredo cheio de surpresas, mas carece de personalidade para os personagens, que acabam ficando em segundo plano, por conta de tudo o que o jogo pode oferecer em matéria de jogabilidade.

Montar seu AC de acordo com cada batalha contra um chefe é algo incrível, pois a cada instante temos que sair da nossa zona de conforto e montar builds únicas. A jogabilidade é simples, mas cheia de opções, que são intensificadas a medida que avançamos na história. A performance é surpreendente, principalmente pelo nível dos gráficos e tudo o que acontece ao mesmo tempo, isso sem deixar cair a qualidade.

Armored Core VI: Fires of Rubicon é o ápice de trabalho da From Software, simplesmente por sair da zona de conforto e injetar seu DNA em uma franquia adormecida, trazendo-a para o mainstream.

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Bandai Namco
Desenvolvido por: FromSoftware
Data de lançamento: 25/08/2023
Opções de compra: Microsoft Store

Sair da versão mobile