Durante sua participação na edição 2023 do BIG Festival, um dos maiores eventos de games da América Latina, a Xbox Brasil realizou uma apresentação na qual revelou alguns números interessantes sobre a divisão de games da Microsoft. Intencional ou não, uma vez que a empresa não tem compartilhado, há algum tempo, seus números do Xbox, tivemos acesso a algumas informações que nos dão uma percepção sobre o atual monento do Xbox, seja em relação aos consoles, PC ou serviços.
Slides from the ID@Xbox Developer Accelerator Program
21M+ – Xbox Series X|S
79M – Combined Xbox One & Xbox Series X|S
48% – Series S Players are New to XboxCredit to @LucasTaves 📸 pic.twitter.com/sdjWDaY3Zn
— Idle Sloth💙💛 (@IdleSloth84_) June 29, 2023
A informação foi compartilhada no Twitter pelo usuário Idle Sloth, via imagens de Lucas Taves. Seguem os números aparentemente atualizados do Xbox:
- Mais de 21 milhões de Xbox Series X|S vendidos
- 79 milhões de consoles Xbox One e Xbox Series X|S vendidos combinados
- 48% dos jogadores do Xbox Series S são novos no Xbox
- 15,6 milhões de usuários ativos mensais no aplicativo Xbox (crescimento 20%)
- 85 de mercados de PC com o Game Pass
- 248,6 milhões de PCs ativos de Windows para jogos
- 168,3M de visitantes mensais na Windows Store
- Aumento anual de 3% em usuários únicos pagos
- Mais de 400 jogos de console no Game Pass
- Mais de 300 jogos para PC no Game Pass
- Mais de 300 jogos no Streaming
- Maiores fontes de novos jogadores: 1. EUA, 2. Brasil e 3. México
Além desses números, a apresentação deixou claro que o plano do Game Pass com anúncios, já especulado há alguns meses, está bem perto de virar uma realidade.
Looks like In-Game Advertising is coming soon pic.twitter.com/seNpBJXWxn
— Idle Sloth💙💛 (@IdleSloth84_) June 29, 2023
Em uma recente pesquisa da Microsoft esse plano seria uma opção do Game Pass com anúncios, com um valor cogitado de R$ 9,99, mas como diversas restrições. Esse valor seria para apenas 1 usuário, que deverá escolher utilizar o serviço no Console ou PC. Além disso, ele não recebe acesso imediato aos lançamentos Day One, devendo esperar 6 meses após a adição dos jogos no catálogo. Essa assinatura também não concederia acesso aos descontos, EA Play e Cloud Gaming, mas concede acesso ao multiplayer. Os jogos só poderão ser acessados via download e sempre haverá publicidade antes dos jogos.
São muitas restrições, mas o valor pode ser atrativo para diversos jogadores. Vale lembrar que essas restrições estavam em pesquisa e não sabemos quais serão aplicadas ou não.