Além de toda a problemática da reposição dos consoles Xbox Series X nas lojas, por conta da produção dos chips, agora sabemos que houve mais uma barreira nessas vendas, que foi a decisão da própria Microsoft de sacrificar as vendas do Xbox Series X para investir nos servidores de Cloud Gaming e pensar no longo prazo.
As informações surgiram nos documentos da audiência entre Microsoft e FTC sobre a aquisição da Activision Blizzard (Via The Verge). A Microsoft fez uma aposta estratégica no mercado de Nuvem, e então segurou os chips para atualizar seus servidores do Xbox Cloud Gaming com hardware personalizado do Xbox Series X, de forma a melhorar as taxas de quadros e os tempos de carregamento.
Phil Spencer diz que apesar de uma queda na venda dos consoles, isso seria recompensado com um melhor serviço de Nuvem, que também é muito importante para o crescimento da marca ao longo prazo. Ele acredita que os investimentos em conteúdo e xCloud são essenciais para tornar realidade todo o potencial que possuem para jogos.
A estratégia faz todo o sentido, uma vez que a Microsoft está focada em seu objetivo de fazer o jogador acessar seu jogos onde quiser e quando quiser. Para tal, o Cloud Gaming precisa oferecer uma infraestrutura robusta para atender seus usuários com qualidade. O sacrifício inicial na venda dos consoles seria um preço baixo, se pensar em todo o escopo do negócio que o Xbox quer entregar.