Anunciado no final de 2020, o reboot de Perfect Dark se trata do primeiro projeto da The Initiative, um estúdio criado pela própria Microsoft para grandes produções de games. Apesar de muitas, e grandes, contratações, o estúdio ainda recebeu a adição da veterana Crystal Dynamics para o seu time de desenvolvimento, formando uma interessante parceria para criar o jogo. Ainda assim, tantos anos depois nada foi apresentado para o público, e se os novos relatos estiverem corretos, o jogo ainda está realmente muito longe do seu lançamento.
Segundo compartilhado pelo site IGN, um funcionário que trabalhava na The Initiative, na época do trailer de revelação em CGI, disse que na época não tinham nenhuma ideia de quais mecânicas básicas o projeto seguiria ou mesmo que tipo de jogo estavam fazendo. Ou seja, compartilharam um trailer em CGI só para dizer que o reboot era real, mas nada havia sido planejado para o jogo ainda. O silêncio acerca do projeto, segundo as informações do site se dá pelo motivo de que pouco progresso significativo foi feito desde esse trailer de 2020.
Durante sua jornada, o reboot de Perfect Dark tem enfrentado muitas barreiras, como uma parceria de co-desenvolvimento difícil com a Certain Affinity, uma pandemia, desafios tecnológicos, a saída contínua de talentos significativos e direção pouco clara da administração, mantendo o jogo no limbo do desenvolvimento. Mesmo com a parceria com a Crystal Dynamics, que parece estar dando certo e finalmente colocando o projeto nos eixos, o desenvolvimento do jogo ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, com uma previsão de que ainda faltam cerca de dois a três anos para que ele esteja realmente pronto para o lançamento.
Linha do tempo de problemas
Dentre as reclamações dos funcionários durante esses anos, está a falta de administração e visão sobre o projeto, pois eles alegam que constantemente tinham suas ideias e feedback ignorados pela liderança da The Initiative, e isso foi gerando um forte sentimento de frustração a cada novo reinício que o projeto sofria, e foram vários. Um pouco depois do trailer de revelação, o estúdio, em parceria com a Certain Affinity, conseguiu montar um conceito bastante polido de Perfect Dark, com alguns níveis inacabados, uma narrativa solta e algumas travessias básicas, dispositivos e combate. Um passo importanrte, no entanto, quase ninguém gostou do que viu. Foi então que os estúdios decidiram não continuar a parceria e o desenvolvimento ficou ainda mais complicado, pois perderam mais da metade da equipe. Nos próximos anos, vemos a chegada de muitos nomes para as vagas abertas no estúdio, mas também uma saída constante de talentos, que reflete a administração caótica do estúdio e de seu primeiro projeto. Para piorar, enquanto essas vagas eram preenchidas, Perfect Dark ficou parado por cerca de nove meses.
Em 2022, Perfect Dark teria sido recomeçado do zero, novamente, para utilizar o motor gráfico Unreal Engine 5. A Crystal Dynamics embarcou na parceria e chegou com uma boa equipe, começou a assumir funções de liderança ausentes e a assumir cada vez mais a propriedade do projeto. Os líderes de ambos os estúdios começaram a pressionar por velocidade e prazos mais apertados, mas a equipe de desenvolvimento ainda estava construindo as bases do jogo, e mesmo com os recursos da Crystal Dynamics, ainda não era o necessário para cumprir os prazos apertados exigidos. Ainda assim, ao longo de 2022, mesmo que lento, progresso foi feito. O que bate com a informação vinda da Crystal de que o desenvolvimento de Perfect Dark está avançando muito bem.
Agora só nos resta aguardar e ver os resultados dessa parceria com a Crystal Dynamics e em como a The Initiative conseguiu lidar com tantos problemas administrativos. No entanto, já tenha em mente que o reboot de Perfect Dark vai demnorar.