Starfield não é apenas o lançamento mais importante para o Xbox em 2023, como também é um dos jogos mais aguardados do ano por toda a indústria de games. Toda a atenção está voltada para o ambicioso projeto da Bethesda, seu primeiro novo universo criado em 25 anos. Após um detalhado Showcase, ainda existia espaço para compartilhar mais algumas novidades importantes sobre esse projeto grandioso, e foi o que Todd Howard fez durante uma entrevista do Podcast Kinda Funny Xcast.
Umas das grandes curiosidades sobre Starfield está voltada para a sua famigerada exploração de mais de 1.000 planetas. O estúdio já havia compartilhado que isso era possível graças a um sistema, que criaram, que é impulsionado por uma nova tecnologia, que possibilitou criar experiências completamente únicas. Agora, Todd traz mais detalhes sobre isso. Ele explica que fora das grandes cidades, esse sistema extrai um determinado conjunto de conteúdo criado a mão, e decide se vai colocá-lo ou não em diferentes planetas que os jogadores forem explorar. Alguns desses planetas estarão vazios, outros trarão uma faceta ou outra gerada pelo sistema. Esses planetas terão diversidade, com alguns apresentando superfícies totalmente congeladas, outros com biomas mais diversos, e outros com menor gravidade ou riscos ambientais. Quanto a vida alienígena, ele revela que cerca de 10% dos planetas possuem essa vida alienígena, ou seja, cerca de 100 planetas.
A exploração é parte importante dessa jornada, mas os jogadores não terão facilidade em se aventurar por estas superfícies, já que Starfield não terá veículos terrestres ou animais montados, e essa locomoção deverá ser realizada a pé ou através do jet pack. A exploração será importante para coletar recursos e dinheiro, uma vez que existem grandes recompensas monetárias para o levantamento completo de um planeta.
Ainda falando na exploração, o jogo possui um robusto sistema de customização de naves, e muitas delas podem ser roubadas, mas deverão ser registraads antes, o que custará suas suadas moedas. Esse sistema de criação e customização das naves é bastante profundo, mas também custará caro, o que faz Howard acreditar que será um conteúdo mais explorado no final do jogo. Quanto a roubar naves, quando perguntado o que acontece caso os jogadores sejam pegos fazendo contrabando, ele apenas diz que teremos que esperar para ver, deixando no ar que haverão consequências,
Voltando a falar das tecnologias empregadas para dar vida a Starfield, Todd diz que tanto os avanços tecnológicos das novas máquinas, quanto o esforço da Bethesda na criação de seu motor grafico Creation Engine 2, possibilitou criar o Starfield grandioso que sempre sonhou. Ele ressalta que conseguiram criar um universo no qual diversas coisas acontecem ao mesmo tempo, algo que é extremamente caótico para o desenvolvedor, mas que também cria momentos mágicos que os jogadores adoram, e que tornam os jogos da Bethesda especiais.
Por fim, Howard revela que haverá romance sim em Starfield, com quatro dos principais companheiros da tripulação sendo romanceáveis. Quanto a trilha sonora ele confirma que haverá uma rádio local e que está muito orgulhoso da trilha sonora do jogo, pois Inon Zur fez um trabalho que ele descreve como simplesmente incrível. Inon Zur já trabalhou em diversos outros jogos famosos, criando trilhas sonoras poderosas para títulos como Fallout e Dragon Age.
Starfield será lançado no dia 06 de setembro de 2023, chegando exclusivamente para Xbox Series X|S e PC. Ele também estará disponível, nessa mesma data, no Xbox Game Pass.