Ícone do site Xbox Power

Análise – Super Mega Baseball 4

O mais novo título da franquia se trata de Super Mega Baseball 4, um jogo de Baseball com jogabilidade arcade e pegada divertida.

A Eletronic Arts Sports (EA Sports) não possui os direitos da MLB, liga profissional de Baseball Americana, desde 2005. Com um mercado gigante não só nos Estados Unidos/Canadá, mas também na América Central, Caribe e extremo oriente. A saída foi comprar a Metalhead Studio em 2021, aproveitando a franquia Super Mega Baseball, que utiliza jogadores fictícios e lendas do esporte. Deixando de lado a pegada de simulação, já presente no excelente título concorrente MLB the Show, que possui os direitos da MLB.

JOGABILIDADE ARCADE COM SENTIMENTOS MISTOS

Este é o primeiro jogo da Metalhead Studio sob a tutela da EA Sports, que com mais recursos, acabou investindo mais do que no título anterior. Um dos pontos de melhoria está, principalmente, na parte de gerenciamento do time, onde as relações pessoais interferem na vibe dos atletas.

A jogabilidade é bem arcade, com mecânicas simples e de fácil entendimento, embora não muito bem implementadas, conforme explicarei mais a frente, já as regras do Baseball são simples para quem as conhece. Batedores e defensores travam automaticamente a bola, enquanto arremessos são determinados por “mini games” rápidos. Você precisa escolher o tipo de arremesso, rápido de 4 dedos, em curva, etc., e depois de mirar o destino da bola, você vai precisar levar o cursor móvel para o alvo.

Cada um deles pode ser ajustado mudando seu “Ego“, que essencialmente compõe seus controles deslizantes de dificuldade. Mas de customização é muito pouco, apenas dificuldade etc., não é possível mudar mecânica, botões etc. As configurações do jogo são bem simples, só é possível mudar opções de áudio e visual, nada de jogabilidade, muito menos câmeras. Agora no quesito de customização dos jogadores, a oferta é bem vasta, você pode mudar aparência, música associada, equipamentos, animações e até habilidades. Em relação aos times, podemos mudar os uniformes e até escudo.

Você pode levar qualquer equipe para jogos únicos, temporadas únicas, torneios no estilo chave, ligas online e Franquia. O novo sistema Shuffle Draft, que oferece oito cartas de jogadores ainda disponíveis no tabuleiro do draft. Depois de escolher seu jogador para essa rodada, as sete cartas restantes são devolvidas ao baralho. As outras equipes passam pelo processo e você recebe mais oito cartas até que as listas estejam cheias. Isso proporciona um toque fascinante nas convenções tradicionais de jogos esportivos.

Enquanto estiver no modo Franquia, você é apresentado a decisões gerenciais após cada jogo. Estas variam como qual jogador recebe o último par de meias, para quem culpar por uma derrota ruim. Embora às vezes se tornem tediosas, essas decisões afetam a lealdade dos jogadores, que entram em jogo na offseason, quando é hora de recontratá-los. A free agency desempenha um grande papel, já que os contratos duram apenas um ano, a capacidade de tomar decisões simples de um para um, em uma base de posição a cada offseason. No entanto, desaponta não ter a negociação disponível. Mesmo em jogos de beisebol mais antigos, a negociação é uma das atividades favoritas dos jogadores para jogar em modos longos, então sua ausência é uma decepção.

OPINIÃO

Apesar de algumas opções decepcionantes e exclusões de recursos, Super Mega Baseball 4 é uma boa alternativa ao jogo anual da MLB The Show. Os fãs de jogos de beisebol arcade, principalmente no estilo retrô, vão se divertir, assim como os fãs da pegada de “manager“, gerenciando o plantel e suas particularidades. Como é um jogo de certa forma de nicho, não há localização para o Brasil, há apenas opção de áudio em inglês e japonês, e nem ao menos legendas ou interface em nosso idioma.

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Electronic Arts
Desenvolvido por: Metalhead Software
Data de lançamento: 02/06/2023
Opções de compra: Microsoft Store

* O jogo foi cedido gentilmente pela Eletronic Arts para a realização desta análise.

Sair da versão mobile