Company of Heroes 3 é a continuação da aclamada série de jogos de estratégia em tempo real (RTS) que se passa no Mediterrâneo, palco da Segunda Guerra Mundial. Já lançado para PC em fevereiro, ele recebeu uma versão otimizada para os consoles da atual geração.
Neste jogo, você pode controlar as forças dos Aliados ou do Eixo em diversas campanhas que recriam os principais conflitos da época. Você pode escolher entre diferentes modos de jogo, como campanha, escaramuça (skirmish), cooperativo ou multijogador online.
Company of Heroes 3 se destaca pelo seu realismo e pela sua jogabilidade dinâmica e desafiadora. Você precisa gerenciar seus recursos, construir suas bases, recrutar tropas e comandar unidades em batalhas que exigem tática e adaptação. Você também precisa levar em conta o terreno, o clima, a moral e a destruição do ambiente.
Os jogos RTS foram introduzidos pelos clássicos do gênero Dune 2000 e Command & Conquer. Ambientados em cenários futuristas e distópicos, a essência é muito bem portada para cenários diversos, principalmente ambientes da primeira e segunda guerra mundial. Temos inclusive jogos da franquia Halo, como Halo Wars, que tem uma ótima aceitação.
INTERFACE ADAPTADA PARA CONTROLES
Uma das novidades deste jogo para consoles da atual geração, é que foram adaptados os controles do teclado e do mouse para o joystick. Um sistema de menus intuitivos e um tutorial que ensina os comandos e táticas básicos. O jogo também possui um modo de dificuldade ajustável, que permite aos jogadores iniciantes ou experientes se divertirem.
O recurso Pausa Tática oferece controle completo sobre o andamento da ação em modos para um jogador. Você enfileira os comandos em pausa, e ao retomar o jogo, as ações são executadas em sequência, de modo que você planeja seus ataques e então prepara jogadas precisas e letais com o mínimo de esforço para conquistar a vantagem em batalha.
Use ações audaciosas de flanqueamento para expor a blindagem lateral do inimigo, experimentando mecânicas inovadoras de invasão de infantaria que permitem desalojar unidades inimigas de suas guarnições, aproveitando a elevação do terreno para melhorar a linha de tiro e conquistar vantagem.
Para os que preferirem, o jogo possui suporte ao uso de teclado e mouse, basta conectá-los ao console via porta USB.
IMERSÃO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS
Company of Heroes 3 possui bons gráficos e uma trilha sonora envolvente que te fazem sentir realmente dentro da guerra. Os efeitos sonoros são realistas e os diálogos bem escritos. O jogo conta com legendas em português, desde que o console esteja configurado para o idioma, já que não há a opção de alterar o idioma dentro do jogo. O campo de visão também faz parte da imersão, aproximando você de suas tropas e auxiliando com um outro olhar a ação.
É possível fazer uso de edificações para fortalecer a posição e garantir a retaguarda. Porém fique atento, que como o cenário é dinâmico, as forças inimigas podem destruir tudo pela frente, inclusive estas edificações.
Como todo jogo de estratégia, recursos precisam ser conquistados e bem gerenciados. Nem sempre o melhor ataque é partir para cima com tudo.
O modo campanha, single player, possui 2 opções. Você pode jogar a Campanha Dinâmica Italiana, a qual é adicionado em um quadro geral, movimentos de tropas e definições de alvos, em um modo por turno. Quando realmente a ação é necessária, você joga em tempo real. Muitos jogos possuem esta abordagem, me lembra muito o esquema dos clássicos Heroes of Might & Magic, bons tempos.
A outra opção é a Operação no norte da África. As campanhas militares da Segunda Guerra Mundial no norte da África foram travadas entre 13 de setembro de 1940 e 13 de maio de 1943. Elas foram estatisticamente importantes tanto para os Aliados quanto para os países do Eixo. Estes últimos queriam garantir e aumentar seu acesso ao petróleo, além de impedir que os Aliados conseguissem aquele combustível, e assim interromper o fluxo de recursos materiais e humanos das colônias britânicas na Ásia e na África para a Inglaterra.
Já quanto aos outros modos de jogo, existe o Multiplayer com opções 1v1, 2v2, 3v3, 4v4, ou ainda Co-Op vs AI em times 2v2, 3v3 e 4v4. Neles, você pode optar por jogar com as tropas Americanas – US Forces, Britânicas – British Forces ou Wehrmacht – forças armadas da Alemanha Nazista ou Afrikakorps – Corporação Africana da Alemanha que foi a força expedicionária da Alemanha durante a Campanha do Norte da África na Segunda Guerra Mundial.
OPINIÃO
Company of Heroes 3 é uma ótima opção para quem gosta de jogos de estratégia em tempo real e de história. O jogo possui uma boa duração e uma boa rejogabilidade, pois cada partida pode se tornar diferente, dependendo de suas escolhas. O multiplayer tem ótimo matchmaking, garantindo a escolha de jogadores com níveis de experiência aproximados. Os controles são otimizados para uso do joystick, mas ainda assim, não é a mesma experiência com o uso do teclado e mouse. A curva de aprendizado é boa e garante diversão para todos.
Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Relic Entertainment
Desenvolvido por: Relic Entertainment
Data de lançamento: 30/05/2023
Opções de compra: Microsoft Store
* O jogo foi cedido gentilmente pela SEGA para a realização desta análise.