A Blizzard já havia oferecido uma amostra do que estava planejando para seu sistema de Temporadas, Passe de Batalha e Loja de Diablo IV, de forma a garantir que o jogo tenha um sistema justo e sem alterantivas Pay to Win, ou seja, possibilidades de melhorar os personagens investindo, com dinheiro real, na compra dos mais diversos itens em sua loja, lhes dando vantagens de jogabilidade. Agora, o estúdio reforça essa postura e oferece detalhes sobre essas atividades de pós lançamento.
Temporadas
As Temporadas serão lançadas de forma trimestral, adicionando recursos adicionais de jogabilidade, missões, Passes de Batalha, Itens Lendários e outras melhorias como balanceamento de classe e qualidade de vida. Essa atividade terá como centro a Jornada da Temporada com objetivos que ajudarão a subir rapidamente o nível do Passe de Batalha. Completar todos os objetivos em um capítulo dará recompensas sazonais, como materiais de criação e aspectos lendários. Os jogadores também receberão a moeda Favor, que será usada para subir os Níveis do Passe de Batalha. Essa moeda também poderá ser obtida completando missões, matando monstros, participando de eventos e outras atividades mais.
A primeira temporada começará em meados de julho e para participar será obrigatório concluir primeiro a campanha.
Passe de Batalha
Cada temporada terá o seu Passe de Batalha, que terá 27 graus grátis e 63 graus premium. Dentre as recompensas da trilha gratuita você pode esperar por itens cosméticos e Cinzas Fumegantes. Já na trilha premium será necessário comprar um Passe para ter acesso a recompensas adicionais, que terão cosméticos exclusivos da Temporada e a moeda Platina, que só pode se adquirida com dinheiro real. Essas recompensas não adicionam poder extra ao jogador.
As Cinzas Fumegantes serão gastas nas Bênçãos da Temporada, que oferecem ao jogador recursos como bônus de ganho de EXP, ouro ou óbolos. Esses bônus das Bênçãos da Temporada duram apenas até o fim da Temporada correspondente. Como as Bênçãos afetam a jogabilidade, é preciso atender a certos requisitos de nível de personagem para resgatar as Cinzas Fumegantes necessárias para aplicar Bênçãos, isso evita possíveis vantagens na compra de saltos de grau do Passe.
Agora vamos aos valores. O Passe de Batalha Premium custará 1.000 de platina (R$ 52). Já o Passe de Batalha Acelerado, que nada mais é do que o Passe de Batalha Premium com 20 saltos de grau e um item cosmético especial, sairá por 2.800 de platina (R$ 130). A Blizzard garante que a Platina ganha ao completar os graus do Passe Premium poderá ser usado na compra de futuros Passes de Batalha, com um sistema bem parecido com o de Call of Duty, no qual muitos jogadores compram o Passe apenas uma vez e ao completarem um passe já reservam a moeda para comprar o próximo.
Vale lembrar que a Blizzard já havia revelado que criaram um passe robusto, de forma que levará cerca de 80 horas para ele ser totalmente finalizado.
Loja
A Blizzard garante que apenas jogando Diablo IV você receberá centenas de transmogrificações, armas e armaduras, incluindo dezenas de conjuntos de armaduras já no lançamento. O que significa que haverão diversas opções para você montar o personagem com o estilo que desejar. Mas para aqueles que desejam um visual mais exclusivo, haverá a opção de comprar modelos únicos, com novas oportunidades cosméticas de customizar seu personagem, sem nenhuma vantagem de jogabilidade. A ideia é que esses itens cosméticos da Loja reforcem as fantasias específicas de classes, então haverá alguns itens cosméticos exclusivos de certas classes.
Os itens das loja sofrerão uma rotação constante e só podem ser comprados com Platina. O item pode ser usado por todos os personagens dessa mesma classe na conta do jogador e em qualquer plataforma que ele jogar.
Você pode conferir a live completa abaixo (em inglês):
Diablo IV será lançado no dia 06 de junho de 2023 e está confirmado para Xbox Series X|S e Xbox One com progressão multiplataforma, bem como cooperativo local e online.