Redfall teve um lançamento complicado, para não dizer desastroso. O jogo da Arkane Austin, conhecida por seu trabalho em jogos como Prey e Dishonored, foi lançado recheado de problemas, e muitos se questionaram o motivo do jogo não ter sido adiado novamente, já que o projeto claramente precisava de muito mais tempo para ficar realmente pronto. Phil Spencer foi questionado sobre isso e respondeu sem rodeios.
A entrevista foi realizada pelo Podcast Kinda Funny Xcast, e Phil Spencer deixou claro que está frustrado por ter entregado Redfall da forma como foi lançado para a comunidade Xbox. Ele também esclarece que não quiseram interferir na criatividade da Arkane, e nem farão isso com nenhum estúdio, e dessa forma deixaram o projeto seguir adiante livremente, mas todo esse processo de acompanhamento precisará ser revisto.
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O vídeo que todos estão aguardando: #PhilSpencer conversou com a galera do @KindaFunnyVids a respeito dos principais assuntos do #Xbox do momento. [PARTE 1] Neste primeiro trecho, ele comenta a respeito de #Redfall, os problemas do lançamento, e como está… pic.twitter.com/lrreYPbZzu— Leozera 🇧🇷 🇺🇸 🎮 (@oleoizzo) May 4, 2023
Em outro ponto, Phil Spencer fala sobre se um possível novo adiamento para Redfall poderia ter feito o jogo ter uma performance melhor entre jogadores e crítica, mas ele também não acredita que adiar o jogo novamente faria tanta diferença.
A resposta crítica não foi o que queríamos. Vou me recolher e pensar, o que podemos aprender, o que podemos fazer melhor? Uma coisa que vou lutar é o que deu errado. Há claramente coisas de qualidade e execução que podemos fazer, mas uma coisa que não farei é forçar as aspirações criativas de nossas equipes. Sou um grande apoiador de Arkane Austin. O histórico deles é incrível. Eu amo muitos dos jogos que eles construíram. Este é aquele em que a equipe não atingiu seus próprios objetivos internos quando foi lançado. Acho que talvez seja um pouco simplista dizer, ei, se você tivesse adiado por três meses, o núcleo criativo do jogo teria entregue algo diferente do que era.
A equipe da Arkane está recebendo feedback de curto prazo. Ainda estamos trabalhando nos 60 quadros por segundo, temos um bom cronograma para isso. Estamos empenhados em fazer isso. Vamos continuar a trabalhar o jogo. Acho que mostramos um compromisso com jogos como Sea of Thieves e Grounded para continuar a criar jogos. Também sei que esses jogos custam US$ 70 e assumo total responsabilidade pelo lançamento de um jogo que precisa ser ótimo.
Confira o Podcast completo abaixo (em inglês):
Phil Spencer não parecia nada feliz com o estado no qual Redfall foi lançado, mas pelo menos toda essa catástrofe acerca do jogo pode finalmente ter chamado a atenção para intensificar um sistema de acompanhamento mais minuscioso dos projetos em andamento, de forma a garantir a qualidade dos jogos que serão lançados no futuro.