Em diversas ocasiões, Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, deixou claro que estão investindo pesado para expandir a quantidade de estúdios que trabalham para criar experiências voltadas para os jogadores do Xbox, bem como expandir essas experiências para PC e Cloud. Apesar da adição da Activision Blizzard ser um belo reforço para essa estratégia, principalmente para expandir os assinantes do Game Pass e, principalmente, colocar a Microsoft no mercado mobile de forma relevante, ele reforçou para seus funcionários que caso a compra não vá pra frente, o Xbox não estará em perigo.
Segundo compartilhado pelo site Bloomberg, que afirma ter recebido a informação de uma fonte interna, Phil Spencer teria realizado uma reunião, com os funcionários da Divisão de Games, para acalmá-los após o CMA ter bloqueado a aquisição da Activision Bllizzard pela Microsoft. Ele disse que a empresa está trabalhando ativamente para reverter a decisão, e que apesar da adição da Activision Blizzard acelerar os planos e a visão do Xbox, ela não é a base de tudo o que estão construindo. Caso alguma coisa dê errado e a aquisição não se concretize, a visão do Xbox seguirá adiante normalmente.
Nem Phil Spencer ou Microsoft comentaram sobre essa reunião até o momento.
É interessante que a empresa siga lutando pela aquisição, mas também mantenha os pés no chão e não negligencie o que já construiram até o momento. Depois de um 2022 bastante tímido, é importante que o Xbox apresente mais de seus projetos em 2023, não só para mostrar mais deles, como também finalmente lançar alguns títulos aguardados por muitos anos.