A Microsoft divulgou seus resultados financeiros referentes ao FY23 Q3, que compreende o trimestre encerrado em 31 de março de 2023. O relatório financeiro também apontou que a divisão de games da empresa continua crescendo, bem como a divisão Xbox, que apesar de quedas apresentou informações bem interessante sobre o Xbox Game Pass.
Em relação a Divisão Xbox, sua receita apresentou queda de 4% ano a ano, algo que foi impactado diretamente pela queda da receita gerada pela venda de hardware, que caiu 30% ano a ano. Um problema grave para a Microsoft, que segue com problemas de fornecer os consoles Xbox Series X|S para as lojas e consumidores. Por outro lado, conteúdo e serviços do Xbox aumentaram 3% ano a ano, algo que a Microsoft atribiu principalmente ao Xbox Game Pass.
Durante a apresentação para investidores, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, revelou que as assinaturas do Xbox agora estão gerando US$ 1 bilhão por trimestre, o que se trata de um número impressionante, ainda mais por esse valor se referir ao Xbox Game Pass. Atualmente, apenas sabemos que o Game Pass possui 25 milhões de assinantes, essa maraca foi divulgada em janeiro e desde então não houve atualização dos números. Esse último trimestre também estabeleceu um recorde para usuários ativos mensais do Xbox. Nadella ainda acrescentou que os usuários vitalícios para jogos primários atingiram 500 milhões de jogadores.
Algo interessante, na divulgação desses números monstruosos do Xbox Game Pass, é o fato de derrubar alguns comentários de que o serviço não é viável, pois geraria mais prejuízo do que lucro para a Microsoft, algo que perde muito a força e credibilidade depois do Game Pass se consolidar como um serviço extremamente rentável e que segue crescendo constantemente. Mesmo que a aquisição da Activision Blizzard tenha passado por um grande revés hoje, que deve fazer todo o processo se arrastar por mais alguns meses, a adição dos jogos dessas empresas deve aumentar, ainda mais, a grandiosidade do Game Pass para a indústria de jogos.