A Microsoft conquistou mais uma grande vitória em sua saga na aquisição da Activision Blizzard, pois a compra foi aprovada no Japão. Eu seu relatório oficial, o JFTC aprovou a compra e concluiu que é improvável que a aquisição resulte em uma restrição substancial da concorrência em uma área específica de comércio. O órgão ainda diz que o acordo não viola sua legislação anticoncorrência, portanto se enquadra nos critérios seguros para combinações verticais de negócios.
Assim como em outros países que já aprovaram a aquisição, no Japão ela também passou sem restrições.
🚨 Aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft É Aprovada No Japão 🇯🇵
De acordo com este comunicado à imprensa do JFTC (Japan Fair Trade Commerce), o processo de revisão da Fase 1 começou em 10 de março de 2023 e foi concluído no mesmo mês em 28 de https://t.co/h1ThD7aK0r… pic.twitter.com/tqsC743YzQ
— Pastor Xbox 🙏🏽💚 (@PastorXbox) March 28, 2023
Curiosamente, na semana passada surgiu uma informação de que o JFTC estaria inclinado em dificultar a aprovação por lá, algo que não faria muito sentido, uma vez que o Xbox não possui muita presença no Japão, dessa forma não existe um caso acerca de competitividade, pois Nintendo e Sony estão muito na frente dos consoles da Microsoft. Essa possível barreira do JFTC para a aquisição chamou a atenção do congresso americano, e diversos de seus membros alertaram sobre um certo monopólio do Playstation no Japão, inclusive com a Sony realizando diversos acordos para impedir que jogos sejam lançados no Xbox Game Pass e nos consoles da Microsoft, muitos desses acordos, inclusive, foram feitos com estúdios do Japão.
Agora o Japão se une a outros países como Brasil, Arábia Saudita, Chile e Sérvia, que também aprovaram a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. O CMA do Reino Unido praticamente aprovou a aquisição, uma vez que não vê mais problemas para o mercado de consoles e está investigando apenas o segmento de Cloud antes de dar seu parecer final em abril.