Ícone do site Xbox Power

Bethesda confirma saída de Shinji Mikami da Tango Gameworks

Hoje, bem cedinho, o site True Achievements revelou que teve acesso a um email enviado para todos os funcionários da Zenimax, escrito pelo vice-presidente sênior de desenvolvimento da Bethesda, Todd Vaughn, no qual é anunciado que o fundador e CEO da Tango Gameworks, Shinji Mikami, estava saindo do estúdio após mais de 12 anos com a empresa.

Em parte do email, Vaughn fala:

Estou escrevendo hoje para informar que o chefe do estúdio, Shinji Mikami, decidiu deixar a Tango Gameworks nos próximos meses. Mikami-san tem sido um líder criativo e mentor de suporte para jovens desenvolvedores no Tango por 12 anos por meio de seu trabalho na franquia Evil Within, Ghostwire: Tokyo e, claro, Hi-Fi Rush.

Ele ainda aproveita para revelar que Hi-Fi Rush se trata de um dos lançamentos de maior sucesso para Bethesda e Xbox nos últimos anos, e que o jogo gerou um momento positivo significativo para os negócios e a Tango. Ainda é compartilhado que a Tango Gameworks segue dando suporte normalmente para Ghostwire: Tokyo e Hi-Fi Rush, enquanto os superiores da Bethesda trabalham com a liderança da Tango no que vem a seguir para o estúdio.

A Bethesda confirmou oficialmente a informação, e afirma que Mikami ainda irá trabalhar no estúdio por alguns mneses:

Shinji Mikami possui uma carreira com 33 anos dedicados aos games, sendo mundialmente conhecido pela criação do Resident Evil original, franquia na qual ele trabalhou até o quarto título. Ele também é conhecido por ter trabalhado em clássicos como Dino Crisis, Viewtiful Joe, God Hand e Vanquish. Em 2010, em fundou a Tango Gameworks, que foi prontamente adquirida pela ZeniMax. Com eles Mikami lançou The Evil Within. Desde então ele estava mais trabalhando como produtor, do que dirigindo diretamente os jogos, ele estava mais inclinado em dar suporte aos desenvolvedores, como um mentor. Nesse sistema, a Tango lançou os jogos The Evil Within 2, Ghostwire: Tokyo e Hi-Fi Rush. Durante o lançamento de Hi-Fi Rush, inclusive, ele deixou claro que usou a oportunidade para treinar e mostrar que os desenvolvedores da Tango possuem muito potencial.

Quanto ao motivo da saída ainda não se sabe, mas Shinji Mikami parecia estar preparando a Tango há alguns anos para andar e crescer sozinha sem ele. Em 2020, inclusive, o diretor, de 57 anos, chegou a dizer em uma entrevista para a Variety sobre uma possível aposentadoria, mas que ainda desejava dirigir um jogo por completo antes do fim. Será que ainda haverá esse último jogo? Será que ele irá futuramente para outra empresa? Irá criar um novo estúdio? Ou ele realmente resolveu parar e descansar? Só o tempo dirá, pois ele ainda não se pronunciou oficialmente. Vamos aguardar.

Sair da versão mobile