Quando a Obsidian anunciou Pentiment, muitos ficaram curiosos sobre do que se tratava o jogo, mas ele rapidamente chamou a atenção por sua arte única e diferente dos padrões atuais da indústria. Ele se trata de um trabalho de paixão de Josh Sawyer, diretor de títulos aclamados como Fallout: New Vegas e Pillars of Eternity, que sempre quis dar vida à Pentiment, mas sempre o deixou em segundo plano por ser um jogo com um público muito específico. Até que a Microsoft e o Xbox Game Pass entraram na vida do estúdio. Sawyer, inclusive, revelou que o serviço de assinatura foi essencial para impulsionar o projeto, pois consegue dar espaço para que trabalhos de nicho brilhem ao lado de grandes produções. Sem o Game Pass e os recursos da Microsoft, Pentiment estaria até hoje na gaveta.
Para nossa sorte, o mundo dá voltas e hoje podemos jogar uma obra com um apelo tão único e importante para impulsionar a criatividade de toda a indústria de games.
Em Pentiment acompanhamos Andreas Maler, um artista mestre que se encontra no meio de assassinatos, escândalos e intrigas. Ele irá conduzir uma investigação para tomar suas próprias decisões, cujas consequências afetarão o futuro de todos. Uma curiosa aventura narrativa ambientada na Alemanha do século XVI, situada na Baviera.
Uma narrativa onde suas decisões realmente importam
Em Pentiment nós acompanhamos a jornada de Andreas Maler, um artista de Nuremberg, que foi contratado pela igreja da pacata e rústica cidade de Tassing, para ilustrar manuscritos. Ele trabalha no scriptorium da abadia local em um contrato que parece nunca ter fim. Ele interage com os habitantes da cidade e da instituição religiosa, conhecendo mais sobre eles e a história local.
Bem no início dessa aventura, montamos o histórico de Andreas, identificando seus interesses pessoais, área de estudo, idiomas que ele conhece ou o que costuma fazer nas horas vagas. São escolhas que terão grande importância durante muitos diálogos, sendo algo que pode te ajudar ou te atrapalhar durante sua convivência com os demais personagens, e consequentemente ter impacto na sua investigação. Sim, Andreas também está no olho do furacão de assassinatos misteriosos, que mudaram para sempre a, até então, tranquila Tassing.
O jogo se passa em uma época de profundas agitações políticas e religiosas e isso também está começando a ganhar força entre os habitantes da cidade. A igreja está cobrando impostos cada vez mais altos, deixando os camponeses desesperados e com medo de não conseguirem nem se alimentar no dia seguinte. Essa tensão entre a população de Tassing e a Igreja está cada vez maior, e a falta de comunicação entre as autoridades religiosas frente as preocupações do povo, deixa essa relação ainda mais complicada.
Em meio a essa inquietação crescente, acontece o assassinato de um nobre visitante dentro da Igreja, e quando Andreas Maler vê um amigo sendo acusado de forma leviana, ele começa uma corrida contra o tempo para tentar solucionar o caso e desvendar o mistério.
Pentiment possui três atos, no qual em cada um deles você precisa seguir pistas e juntar evidências para definir quem cometeu o crime. O jogo te oferece algumas linhas investigativas para seguir, que conforme são exploradas se ramificam em mais possibilidades, trazendo complexidade para suas buscas. Como o tempo de Andreas é reduzido, ele precisa reunir o máximo de provas para conseguir acusar alguém no final do prazo. Precisamos escolher com cautela nossas ações no decorrer de um dia completo, pois conforme realizamos determinadas atividades o dia avança, bem como nossas possibilidades de investigação. Os jogadores precisam ser metódicos ao definir os passos que darão durante cada dia. Um sistema que se encaixa perfeitamente com um jogo focado em escolhas, deixando em nossas mãos qual rumo seguir.
A escolha de como falar com cada um dos habitantes também é importante, pois uma palavra errada pode fazer com que um personagem não fale mais conosco, assim como a escolha correta dos diálogos pode abrir novas possibilidades de conhecer as histórias, motivações e até mesmo segredos daquelas pessoas. Suas decisões também irão impactar muito a cidade ao longo do tempo, trazendo ainda mais peso para cada passo que iremos dar.
Apesar de toda a investigação, achei interessante que Pentiment não se resume a um jogo de resolver crimes, pois até mesmo aqueles que você acusa, não temos total convicção se realmente era o assassino. O jogo é muito mais do que isso, ele é sobre falar com as pessoas e tentar entendê-las, conhecê-las melhor para saber se existe alguma motivação para algo tão extremo, é sobre conhecer a história de camponeses furiosos com os impostos da Igreja, pessoas que só querem viver sua vida em meio a tempos tão difíceis, uma igreja que não busca entender o povo que vive ao redor de sua abadia… Sim, nossa missão é dar uma resolução para o crime, mas o que descobrimos no decorrer do caminho sobre o povo e a cidade de Tassing acaba sendo muito mais importante e envolvente.
O sistema de diálogos também é bastante peculiar e se encaixa perfeitamente com a proposta única de Pentiment. Cada situação, tipo de personagem, bem como a maneira que Andreas entende aquela pessoa, possui impacto no estilo de grafia que aparece nas caixas, com tipos incríveis de letras. Caso você tenha dificuldade de entender as frases, pode optar por um estilo mais simplificado, mas que se apresenta igualmente interessante. A única coisa que me incomodou um pouco é o barulho de escrita conforme as palavras são escritas na tela, apesar de trazer a sensação de um livro sendo escrito em tempo real, eu achei que uma opção de desligar esse ruído deixaria mais agradável.
Vale ressaltar que Pentiment é um jogo puramente narrativo e de exploração, dessa forma você irá andar pelo mapa em busca de informações e conversar muito com os personagens. Isso pode ser uma barreira para muitos jogadores que não curtem jogos focados na leitura.
O fator replay é bastante alto, pois você não irá explorar todas as possibilidades e decisões em apenas um gameplay, sendo necessário jogá-lo outras vezes para conhecer todos os segredos de Tassing e seus habitantes. Eu demorei cerca de 18 horas para terminar pela primeira vez, explorado bastante. No entanto, para chegar em outras escolhas, ou Conquistas, o caminho será bem mais fácil e rápido nas jogadas adicionais.
Um espetáculo audiovisual extraordinário
Atualmente, grande parte dos jogos focam em apresentar uma arte mais realista para chamar a atenção e poucos entregam um estilo diferente. Pentiment não só possui uma arte gráfica diferente, como também consegue apresentar algo realmente único. A equipe da Obsidian responsável pelo jogo, se mostrou apaixonada pela era no qual Pentiment está situado, e oferece um show na tela, como se estivéssemos explorando um belo livro ilustrado vivo, recheado de inspirações em manuscritos iluminados e xilogravuras impressas, que representam bem uma época na qual a Europa estava em uma encruzilhada de grandes mudanças religiosas e políticas.
Esse visual poderoso faz com que toda a trama se torne ainda mais memorável, bem como consegue passar com maestria os sentimentos dos personagens, algo que traz imersão e peso para a narrativa, se tornando fundamental para toda a experiência.
A trilha sonora acompanha essa proposta de entregar algo único, com belas canções que mergulham na temática medieval e trazem profundidade e potencializam nossa conexão com os acontecimentos da trama. Um trabalho excepcional da Alkemie Early Music Ensemble, que se destaca por realizar performance de músicas medievais baseadas em muita paixão e pesquisas acerca do tema. O resultado é uma trilha sonora impecável. Confira a trilha completa aqui.
O jogo não possui diálogos em fala, apenas textos, mas todos eles estão traduzidos para Português do Brasil.
Opinião
Pentiment não é um jogo para todos, ele realmente possui um nicho bastante específico, pois para apreciá-lo é necessário gostar de jogos com bastante leitura, exploração de cenários e decisões baseadas em diálogos, tudo sem nenhum tipo de combate, mas focado exclusivamente na narrativa. Ainda assim, com uma história brilhante e personagens muito bem construídos, eu não posso deixar de recomendar uma obra tão única dentro de um mercado de games tão acostumado com as mesmas fórmulas. O projeto da Obsidian e Sawyer transborda criatividade e carisma, mostrando a importância de se dar espaço para essas obras que fogem do senso comum.
Pentiment é, sem dúvida, uma das melhores obras narrativas que já tive a oportunidade de jogar na vida, onde minhas decisões realmente pareciam ter impacto na trama e nos personagens. Além disso, sua arte única e apaixonante, aliada a uma trilha sonora que nos coloca dentro daquela era, formam um pacote extraordinário.
Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S e PC
Publicado por: Xbox Game Studios
Desenvolvido por: Obsidian Entertainment
Data de lançamento: 15/11/2022
Opções de compra: Microsoft Store
O jogo foi acessado via Xbox Game Pass para a realização desta análise.