A Microsoft já havia revelado que começaria a fase de testes para a nova dashboard do Xbox, focando em entregar uma navegação rápida e simples, mas ainda mais personalizada de acordo com o estilo de cada jogador. As primeiras mudanças abordam layout, design e facilidade de acesso, novos canais e coleções de jogos. Essa semana mais usuários puderam testar a nova interface e a recepção não foi nada boa.
A principal crítica é que a tela inicial está parecendo uma página da loja, com muita informação e propaganda, indo contra o pedido dos fãs por uma interface mais limpa e minimalista. As imagens de segundo plano, que foram imensamente destacadas pela própria Microsoft, foram completamente escondidas atrás de blocos gigantes.
As mudanças caminham contra o discurso da empresa de oferecer ao jogador a opção de criar uma tela inicial com seu estilo, na qual conseguem acessar tudo rápido e sem complicações de acordo com suas escolhas. O novo design esconde o tema escolhido pelo usuário e ainda lota a tela com blocos de jogos e sugestões que o jogador não escolheu colocar ali e nem oferece a opção de retirá-los ou customizá-los.
The new Xbox dashboard on the Alpha Skip Ahead basically looks like a mirror of the Game Pass app for TVs.
Does Microsoft NOT LISTEN to feedback here? What’s the point of dynamic backgrounds with this design?
Microsoft: There exists an Xbox outside of Xbox Game Pass. pic.twitter.com/Y6Q4vqpiY5
— Jez (@JezCorden) October 27, 2022
Vale lembrar que essa versão ainda está em teste por usuários Alpha Skip-Ahead do Xbox Insider e o design ainda pode mudar muito até chegar em sua versão final, que só será lançada em 2023. Vamos torcer para que a Microsoft esteja atenta ao feedback dos seus usuários que pedem, há muito tempo, uma dashboard mais limpa e minimalista, e não esse horrendo excesso de informações e propagandas que vemos no teste inicial.