A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft continua passando por investigações, o que é natural se tratando de um negócio de quase US$ 70 bilhões. No entanto, o que chama a atenção é o fato da Sony estar se esforçando ao máximo para fazer a transação ser negada. A dona do Playstation já se pronunciou oficialmente, aos órgãos reguladores, dizendo que teme perder usuários caso Call of Duty se torne um produto da Microsoft, mesmo a empresa já tendo confirmado, por diversas vezes, que não possui planos para tornar a franquia exclusiva. O grande medo da Sony parece ser o Xbox Game Pass, pois a adição dos jogos da Activision Blizzard deixaria o serviço ainda mais robusto.
O que sabemos agora é que a Sony já estava trabalhando nos bastidores para enfraquecer o Xbox Game Pass a fim de impedir que ele crescesse, e a própria Microsoft já havia revelado que a dona do Playstation paga por “direitos de bloqueio” para impedir que desenvolvedores adicionem conteúdo ao Game Pass e outros serviços de assinatura concorrentes. Agora, em sua resposta ao CMA (Competition and Markets Authority) do Reino Unido, a Microsoft deixa bem claro que o contrato da Sony com a Activision para os direitos de marketing de Call of Duty, além de garantir conteúdos exclusivos e antecipados para o Playstation, também inclui restrições quanto a colocar títulos da franquia no Xbox Game Pass por vários anos.
O acordo entre a Activision Blizzard e a Sony inclui restrições à capacidade da Activision Blizzard de colocar títulos de Call of Duty no Game Pass por vários anos.
Confira o documento na íntegra aqui.
Todo esse movimento da Sony transparece um temor de que, pela primeira vez em anos, a Microsoft esteja se consolidando como uma forte concorrente, uma que, inclusive, pode tirar seu lugar de liderança na indústria de jogos. A empresa parece ter problemas para inovar e se adaptar aos novos tempos do mercado de games, e em vez de estar focada em conseguir competir está gastando sua energia, e recursos, em impedir de todas as formas que outras empresas possam bater de frente nessa competição.
Vale lembrar que essa prática de bloquear conteúdos do Xbox Game Pass não é exclusividade dos contratos da Sony com a Activision, pois a empresa fez a mesma coisa com a Capcom, segundo documentos vazados no início do ano. Dessa forma, ela está mais preocupada em fechar contratos para garantir que jogos não cheguem ao Xbox Game Pass do que investir em seu próprio servico de assinatura. A Sony, inclusive, que diz estar pensando em seus consumidores quando está lutando contra a aquisição da Activison Blizzard pela Microsoft, recentemente aumentou o valor dos consoles PS5 em diversos mercados bem como o preço de seus jogos. A liderança do Xbox já disse que não pretende aumentar os preços de seus consoles, devido ao atual cenário econômico difícil no mundo todo, pois não seria o movimento correto trazer mais essa dificuldade para seus consumidores.
Satya Nadella, CEO da Microsoft, recentemente chamou a atenção para a própria Sony, pois sua concorrente também fez várias aquisições recentemente e que a Microsoft está pronta para competir: “Então, se isso é sobre competição, vamos ter competição”.
Vale lembrar todo esse extenso processo de aquisicão pela Microsoft ainda possui alguns passos regulatórios e outras aprovações. O prazo máximo para isso ocorrer é até junho de 2023.