Os jogos indies conseguem nos encantar com ideias bem diferentes dos AAA, eles podem se arriscar mais, pois não possuem tantas amarras comerciais. Esse tipo de liberdade, faz com que tenhamos algumas surpresas, principalmente na jogabilidade. Recentemente, tive a oportunidade de me aventurar em um indie bem diferente, chamado de Trifox. O jogo é um plataforma cheio de ação e aventura, com um diferencial que faz toda a diferença.
Está pronto para se aventurar? Então embarque em nossa análise a seguir.
SALVE SEU PLANETA
A história de Trifox é bem simples, começando com uma invasão, que fará nosso herói literalmente sair do conforto de seu lar para salvar o dia. Com essa premissa bem simples, devemos lutar e melhorar nossa raposinha ao longo de quatro localidades cheias de desafios.
Uma das coisas mais legais desse jogo é a semelhança com Crash Bandicoot, no qual temos portais que levam para diferentes fases. Cada fase traz uma ambientação bem distinta das demais, com chefes exclusivos e desafios únicos.
Não espere por uma história inteligente e cheia de reviravoltas, aqui realmente o foco é na jogabilidade. Não existe personagens secundários de destaque, tão pouco inimigos com personalidades fortes. Acredito que faltou um pouco mais de carinho com esses aspectos.
EVOLUA E DESTRUA
O maior diferencial de Trifox para outros jogos do mesmo gênero, é a possibilidade de mesclar três classes diferentes em um mesmo herói. Geralmente em jogos de plataforma tradicionais, o jogador tem comandos básicos e algumas habilidades pré-estabelecidas, mas aqui podemos customizar o herói com mais de quarenta habilidades, deixando a raposa do nosso jeito.
Começando pelo guerreiro, que possui uma grande seleção de ataques físicos e de maior proximidade. Depois a segunda opção é o mago, que lança feitiços bem poderosos, e para finalizar o engenheiro, que pode criar armas e armadilhas para defesa ou ataque.
A combinação dessas classes é de suma importância para avançar com mais facilidade nas fases mais difíceis de nossa jornada. Jogue da maneira como quiser e escolha o que melhor combina com seu estilo.
Cada botão do nosso controle pode ser mapeado para diferentes habilidades, trazendo uma boa mistura de ações, com ataques físicos, armadilhas e lançamento de magias, aumentando ainda mais o dano de nossos ataques. Usar habilidades de defesa também são importantes, algo que traz uma certa inteligência para o combate. Cada inimigo possui fraquezas especificas, que podem ser exploradas pelas habilidades que escolhemos. Então teste cada uma para facilitar a sua vida.
As habilidades são compradas através de moedas adquiridas em baús, ou eliminando alguns inimigos espalhados pelo mundo. Essas habilidades são compradas em uma seção no hub de missões, que está localizada antes de entrar em um portal para a próxima missão.
A HORA DA DIVERSÃO
Em Trifox teremos que sobreviver em fases que escalonam sua dificuldade, a medida que avançamos na história. Começamos por layouts de fases básicos de plataforma, indo até aventuras que exigem um pouco mais de habilidade e uma boa escolha de habilidades.
Não existem quebra cabeças complexos, dando lugar a simples ações como levar uma bateria de uma porta para a outra.
As batalhas contra chefes são bem interessantes e ganham bastante destaque, com uma boa variedade de ações e hordas de inimigos para atrapalhar nosso progresso. A variedade de fases também é algo que enche os olhos, com muita diversão e sem repetição, algo que incentiva a avançar. As fases mudam sua locomoção, com diferentes câmeras e maneiras de passar pelos desafios.
SOM E GRÁFICOS
Trifox possui gráficos bem simples, mas charmosos, combinando com um estilo mais cartunesco. O design de fases e personagens são carismáticos e cheios de personalidade, trazendo um ar de aventura.
O som é bem pitoresco, com melodias que trazem um ar de desenho animado. O jogo possui menus em Português do Brasil, algo que ajuda na hora de escolher as habilidades. Não existem diálogos entendíveis, algo que achei bem esquisito e nem tradução para esses textos, deixando a história muito mais visual e simplória.
OPINIÃO
Trifox é um jogo de plataforma e ação, que consegue se destacar dos demais, com diferentes habilidades, proporcionadas pela mistura de classes. As habilidades do jogo são bem interessantes e servem tanto para nossa sobrevivência, quanto para eliminar os inimigos. A história do jogo não é algo muito bem trabalhado, ficando devendo nesse quesito, mas a jornada é divertidíssima e viciante. As fases possuem um layout inteligente, com desafios únicos e que escalonam, conforme avançamos, desafiando o jogador no tempo certo.
A parte técnica impressiona na parte sonora, com uma trilha cheia de alegria. Senti falta de alguns diálogos, que dariam mais sentido a história. A performance pecou em alguns momentos, atrapalhando uma determinada batalha contra um chefe, algo que pode melhorar com uma atualização.
Trifox é uma aventura cheia de personalidade e diversão, que te fará testar cada habilidade para ter o melhor desempenho na sua aventura. Espero que o jogo receba uma sequência, pois esse tipo de jogo está bem raro no atual mercado de games.
Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Big Sugar Games
Desenvolvido por: Glowfish Interactive / Bromio
Data de lançamento: 13/10/2022
Opções de compra: Xbox One | Xbox Series X|S