Deathloop é um dos jogos de maior destaque que chegaram recentemente na biblioteca do Xbox Game Pass, sendo um grande sucesso em todos os quesitos. Um dos pontos que chamam atenção é o trabalho de dublagem, que conseguiu um time de peso, elevando a qualidade do produto final.
Um dos grandes destaques desse time é Fernanda Bullara, a dubladora da Julianna, um dos principais personagens do jogo, que é uma mulher cheia de atitude e falas marcantes. Fernanda possui muita experiência, pois trabalhou em animes, filmes e até mesmo alguns jogos, como a icônica Lara Croft nos jogos do reboot de Tomb Raider.
Para quem não conhece a Julianna de Deathloop, ela é como se fosse uma outra protagonista, que nos caça e conversa o tempo todo com o protagonista Colt. Um jogador pode invadir seu jogo através de Julianna e ela é parte mega importante dessa dinâmica. O jogador também pode optar por fazer o mesmo ao tomar controle dessa personagem e caçar outros jogadores em seu mundo.
Recentemente tivemos a oportunidade de entrevistar Fernanda Bullara. Acompanhe nosso bate-papo com essa ótima profissional da dublagem brasileira.
Xbox Power – Sabemos que você já dublou alguns animes, vários filmes e personagens importantes dos jogos, como a Lara Croft. Qual o tipo de dublagem de maior desafio: anime, filmes ou jogos?
Fernanda – Acho que cada trabalho tem um desafio diferente, nunca sabemos o que vamos encontrar, então cada trabalho é uma novidade, uma surpresa…,mas dublar em cima do som original de uma língua muito desconhecida, dificulta um pouquinho mais rsrs
Xbox Power – A dublagem em jogos no Brasil é algo que tem crescido muito nos últimos anos, mas ainda é pouco para um mercado tão expressivo mundialmente. Na sua opinião, qual a principal dificuldade para que a dublagem de jogos aconteça com mais frequência em nosso país?
Fernanda – Hoje, a opção do português nos jogos já é muito maior do que poucos anos atrás, a busca está muito maior. Mas é um mercado gigante, acredito que aos poucos isso vá aumentando, devido ao grande consumo e exigência dos consumidores.
Xbox Power – Julianna é uma personagem cheia de atitude, com diálogos bem escritos e momentos intensos. Qual seu personagem preferido que já dublou nos jogos? Conte a sua experiência.
Fernanda – A Julianna é demais! Adorei dar voz a ela, poder brincar…ela é irônica, cheia de atitude, foi super divertido e com certeza está entre as mais marcantes que já gravei.
Xbox Power – Jogou Deathloop? Se sim, o que mais gostou no jogo?
Fernanda – Ainda não consegui jogar, infelizmente! Mas só estou recebendo feedback positivo sobre meu trabalho e sobre o jogo, um sucesso!
Xbox Power – Deathloop se trata de um loop temporal, existe algum tipo de personagem que não dublaria novamente?
Fernanda – Acredito que todos os trabalhos nos ensinam alguma coisa, não sei dizer se não dublaria algum personagem. Com certeza mesmo se não foi um dos melhores, no mínimo me trouxe mais prática na profissão.
Xbox Power – Existe algum jogo que esteja dublando atualmente? Poderia nos contar?
Fernanda – Sim! Sempre tem algum trabalho rolando. Mas infelizmente não posso contar! Temos contrato de confidencialidade, aí só depois do lançamento mesmo!
Xbox Power – O momento de empoderamento feminino está bem grande e isso reflete em cada vez mais personagens femininas a frente de grandes franquias. Como você enxerga esse momento para o seu trabalho?
Fernanda – Isso é maravilhoso! Cada vez mais as mulheres tendo mais visibilidade, ganhando espaço. É demais poder dar voz para essas mulheres e quem sabe aos poucos ir mudando a cabeça e consciência das pessoas.
Xbox Power – Algum jogo preferido ou personagem que sonha em dublar nos jogos ou filmes?
Fernanda – Ah, já fiz tantos trabalhos maravilhosos, fui escolhida pra ser a voz de tantos ícones, que fico feliz com o que vier, farei com o mesmo amor e carinho!
Xbox Power – Existe algum incentivo do governo para a educação na dublagem ou é somente pela iniciativa privada?
Fernanda – Até onde eu sei, não tem…só iniciativa privada mesmo. Cursos, escolas, bolsas para cursos etc.
Xbox Power – Qual a principal dica para quem sonha em ser um dublador?
Fernanda – A principal e única exigência para ser dublador, é ser ator. Então a dica é fazer faculdade, curso profissionalizante de teatro, pra conseguir o seu registro profissional, na carteira de trabalho, o DRT de ator. Depois fazer um curso de dublagem, e correr atrás! Tem espaço pra todos, mas como qualquer profissão começou devagar, vamos aprendendo, praticando e crescendo!
Vencedor de mais de 300 prêmios de “Melhor Jogo”, Deathloop mostra dois assassinos rivais em uma batalha infinita pelo futuro. O lançamento no Xbox chegou com todas as atualizações lançadas desde seu lançamento, então os jogadores podem esperar pelo modo fotografia, opções extra de acessibilidade, cross-play, e várias melhorias.
Deathloop já está disponível no Xbox Game Pass e tivemos a oportunidade de analisar essa obra prima. Clique aqui para conhecer nossa análise desse sucesso.