O Quick Resume foi uma das boas tecnologias que chegaram com os consoles Xbox Series X|S. O recurso permite continuar e alternar entre vários jogos de um estado suspenso, quase que instantaneamente, retornando de onde estava, sem esperar por telas de carregamento. Enquanto no Xbox One era possível fazer isso com apenas um jogo, nos novos consoles isso se estende para vários simultaneamente. Ele aproveita bem a engenharia avançada dos novos consoles da Microsoft, com base na Xbox Velocity Architecture e no uso do SSD. No entanto, nem todos os jogos possuem suporte para a tecnologia, e em alguns casos podem ocorrer problemas de sincronização, principalmente em jogos com recursos online.
Ainda assim, alguns jogadores pedem para que houvesse alguma opção de desabilitar o Quick Resume, e o chefe da Microsoft Gaming, Phil Spencer, gostou da ideia e afirmou que colocaria na lista de coisas que seu time poderia implementar, já que os engenheiros da Microsoft seguem melhorando a plataforma constantemente.
Good feature ask, makes sense. We will put it on the list of things to look at.
— Phil Spencer (@XboxP3) September 29, 2022
A questão levantada pelo usuário é relacionada a jogos online, onde quando o jogador sai do jogo sem fechar, ao retornar acaba tendo que fechá-lo manualmente, pois em alguns casos o jogo trava e não permite ser iniciado do menu. Jogos online não permitem Quick Resume, por causa de seus servidores e recursos sociais, ainda assim a tecnologia não deveria travar o jogo no retorno do jogador, o obrigando a fechá-lo totalmente.
A Microsoft sempre fala em dar opções aos seus jogadores, dessa forma seria interessante oferecer essa escolha para seus usuários.