Ícone do site Xbox Power

Microsoft atualiza DRM no Xbox e oferece mais liberdade para aproveitar jogos offline

Uma polêmica bastante comum dentre os jogadores do Xbox são as políticas agressivas da Microsoft acerca do DRM, algo que impossibilitava que os usuárioas acessassem seus próprios jogos quando não houvesse um acesso a internet. Para quem não sabe, DRM significa “Gestão de direitos digitais”, que se tratam de verificações online para garantir que o usuário realmente possui a licença do conteúdo que está tentando acessar. A Microsoft, silenciosamente, melhorou esse mecanismo, de forma a diminuir as barreiras no acesso do conteúdo adquirido.

Segundo descoberto pelo canal Hikikomori Media, ele conseguiu acessar jogos em mídia física do Xbox One e Xbox Series X|S mesmo estando offline. Em seus testes, o console baixa, valida e libera o conteúdo mesmo com todo o sistema sem acesso a internet.

No entanto, os jogos retrocompatíveis de Xbox 360 e Xbox Original ainda necessitam de validação e não podem ser acessados offline, o mesmo vale para casos nos quais o jogo completo não está disponível no próprio disco ou que necessitem de alguma atualização Day One para funcionar corretamente. Além disso, jogos baixados através de serviços de assinatura, como o Xbox Game Pass, ainda precisam de validação online para confirmar se a assinatura está ativa.

A líder de engenharia do Xbox, Eden Marie, confirmou que o processo de DRM foi realmente reduzido, com uma menor quantidade de check-ins para discos Xbox One e Xbox Series X|S.

Sim, isso é verdade desde a atualização 2206 (na verdade 2208). Examinamos os dados desde o lançamento do Series X|S e determinamos que a verificação de compatibilidade online não é necessária na grande maioria dos casos para discos do Xbox One. Alguns jogos ainda precisam ser atualizados online após a instalação para garantir a melhor experiência.

Muito bom ver a Microsoft trabalhando para oferecer mais liberdade para os jogadores do Xbox acessarem os jogos que compraram.

Sair da versão mobile