Synduality se trata de um jogo de tiro em terceira pessoa ambientado num universo de ficção científica futurista distópico, onde humanos e IA devem coexistir e cooperar para sobreviver. Ele é um novo jogo anunciado hoje pela editora Bandai Namco.
O projeto faz parte do desejo de seus criadores de quebrar as barreiras do gênero de ficção científica e abordar toda a evolução tecnológica que o mundo vive, bem como os crescentes investimentos em inteligência artificial. Isso abriu discussões entre os desenvolvedores de como humanos e IA iriam interagir uns com os outros no futuro, o que se tornou o foco do mundo que foi criado para Synduality.
Synduality se passa em 2222, anos depois de uma misteriosa chuva venenosa chamada “The Tears of the New Moon“(As Lágrimas da Lua Nova) exterminar a maior parte da humanidade e dar à luz criaturas deformadas que agora caçam a população. Em meio à toda essa calamidade, os humanos são forçados a construir um refúgio subterrâneo chamado Amasia, onde descobrem e começam a colaborar com formas de inteligência artificial chamadas Magus.
Nesse universo original, os jogadores serão os Drifters, pessoas que ganham a vida coletando cristais AO, um recurso raro disponível na Terra. Para tal, precisam encarar criaturas xenomórficas conhecidas como Enders. Eles podem contar com as IA Magus para guiá-los nessa jornada, fortalecendo o vínculo entre eles.
A jogabilidade e o combate giram em torno de Cradle Coffins, veículos armados que se adaptam ao estilo de jogo de cada Drifter. O estúdio também confirmou que Synduality terá multiplayer onde os jogadores se ajudarão em suas missões ou podem lutar uns contra os outros seja atrapalhando seu progresso ou saqueando recursos.
Synduality chegará para Xbox Series X|S em 2023.