Ícone do site Xbox Power

Primeiras Impressões – Overwatch 2 Beta

Overwatch foi lançado em maio de 2016 e arrebatou diversos fãs ao redor do mundo, sendo reconhecido, inclusive, como o melhor jogo daquele ano. Em 2022, o jogo receberá a sua continuação, que se agarra na fórmula clássica, mas adiciona novidades. O segundo jogo é tão agarrado em suas raízes que ele nem se sente como uma sequência, tanto que a Blizzard confirmou que quando Overwatch 2 for lançado em outubro, ele irá substituir totalmente o primeiro jogo, que deixará de existir para ser parte de uma única experiência. Ou seja, vai estar tudo junto e misturado. O jogo também se tornará free to play, o que tem um grande potencial de agregar muitos novos jogadores, além dos veteranos viciados.

Após anos de um desenvolvimento conturbado, Overwatch 2 está perto de se tornar realidade, e eu tive a oportunidade de testar sua Beta a convite da Blizzard. O jogo traz uma sensação de não ser tão diferente do seu antecessor, mas se renova com algumas mudanças e adições. Será que é suficiente para fazer o jogo e sua comunidade ganharem força novamente?

Mudanças na estrutura

A principal mudança sentida com Overwatch 2 é a mudança para o formato competitivo de 5v5, renovando a experiência clássica do 6v6. A ideia é tornar o combate mais dinâmico, além de bater de frente com o antigo problema de os Tanques dominarem as equipes. No novo formato, cada membro das equipes precisa escolher sua função antes mesmo de entrar na busca, tudo dentro de uma configuração de dois heróis de Dano, dois de Suporte e apenas um Tanque.

Uma mudança bastante drástica, mas que pelo menos durante o Beta trouxe uma sensação maior de trabalho em equipe. Ainda assim, também requer mais estratégia, uma vez que os suportes tendem a ficar mais desprotegidos e muitos jogadores de Dano partem para o combate de forma mais independente. É claro que tudo isso depende do senso de equipe, que em muitas partidas é caótico, mas pelo menos inicialmente parece ter sido uma boa decisão.

Além de trazer o legado do seu primeiro jogo, Overwatch 2 também adiciona novos mapas, bem como um novo modo e dois novos heróis.

As duas novas heroínas se tratam de Sojourn, do time dos Causadores de Dano e Junker Queen, uma Tanque. Duas belas, e poderosas, adições para essas funções. A Blizzard já adiantou que um herói de Suporte virá junto com o lançamento do jogo em outubro, e em dezembro, com sua segunda temporada, os jogadores receberão mais um Tanque. Isso significa que até o final de 2022, Overwatch 2 já terá um total de 36 heróis, o que é uma boa variedade para os jogadores montarem seus times.

Um novo modo também sempre é bem-vindo e a novidade da vez é o Avanço (Push), no qual as equipes precisam ficar em maioria perto de um robô para que ele avance em direção do território inimigo, no melhor estilo cabo-de-guerra. A equipe que conseguir empurrar o robô até o seu objetivo final vence. O modo é bastante dinâmico, pois como ambas as equipes podem dominar o robô, fazendo ele recuar para a base inimiga, as disputas em torno do bichão se tornam bastante intensas.

Com o anúncio da entrada de Overwatch 2 no formato free to play, muitos tiveram medo da Blizzard perder a mão de vez com as loots boxes, presentes no primeiro jogo. No entanto, para essa nova experiência, o estúdio já confirmou que as caixinhas não estarão presentes. É claro que o jogo terá microtransações, algo natural nos jogos gratuitos, mas a ideia é que os jogadores possam adquirir exatamente os itens que queiram, seja na nova loja ou através do Passe de Batalha. Uma bela mudança.

O sentimento clássico de Overwatch

A decisão de manter todos os heróis, mapas e modos do jogo original, bem como todas as coleções e conquistas dos jogadores, mas ainda assim incorporar as novidades descritas acima, trazem um sentimento de familiaridade, dentro de uma estrutura nova. Você ainda tem acesso aos heróis que você já gosta, com os modos que domina, mas com adições, que prometem ser constantes.

A Blizzard parece empenhada em manter seu jogo vivo, já revelando planos concretos para duas temporadas. Além é claro da aguardada campanha single player que deve chegar em algum momento de 2023.

Ambas as situações são importantes, pois mostram que o jogo está conseguindo trazer o novo, mas mantendo suas raízes, e também mostra que o estúdio parece bem preparado para dar um suporte de longo prazo, adicionando conteúdo para os jogadores.

Algo que não mudou em nada com Overwatch 2 é sentimento de frenesi das partidas, seja a raiva de cair em um time onde ninguém tem senso de jogar em equipe, ou de estar juntos com estranhos que conseguem se organizar mesmo não jogando juntos, ou ainda conseguindo juntar os amigos para muitas risadas, ou não (hahaha), durante as partidas. A jogabilidade também segue a mesma, com sua mistura de armas, habilidades e Supremas, dentro de um pacote gostoso e divertido de jogar, e com sua mistura de MOBA e Shooter na qual cada partida conta sua própria história. Esse sentimento clássico de Overwatch ainda está lá, e isso é muito bom.

Gráficos e Som

O estilo gráfico de Overwatch 2 segue o seu antecessor, com cenários e personagens bastante coloridos e com um estilo cartunesco. O desempenho é bom e fluido, tanto jogando no Xbox One X, quanto no Xbox Series X. A opção de poder escolher entre os modos de Taxa de Quadros (Maior framerate), Resolução (Maior qualidade de imagem) e Equilibrado, nas novas máquinas, também foi uma boa decisão, deixando o jogador escolher qual experiência é mais confortável para ele.

Mas nem tudo foram flores na minha experiência, mais especificamente no Xbox Series X. Por diversas vezes, enquanto jogava a Beta de Overwatch 2, meu console simplesmente desligou me mostrando mensagens de superaquecimento. No entanto, além do problema não ocorrer em outros jogos, o próprio console estava em sua temperatura normal. Fui pesquisar no fórum do jogo no Reddit e vi que diversos outros jogadores estavam com o mesmo problema. Entrei em contato com o suporte da Blizzard, que apenas me respondeu que isso era um problema do console, não se tratando de algo que sua equipe poderia resolver. Essa demora em reconhecer o erro é bem problemático, e já pode demonstrar uma preocupante falha para identificar e resolver problemas do jogo, o que pode ser fatal em um jogo que requer suporte constante e rápido.

Algo que resolveu o problema de desligamento do console, cuja solução foi encontrada pelos próprios jogadores e não pelo estúdio, foi mudar o modo gráfico para o Equilibrado. Ao que parece, existe algum erro relacionado aos modos Taxa de Quadros e Resolução que pode causar o problema.

Opinião

O Beta de Overwatch 2 mostra que a estrutura clássica do jogo segue viciante e divertida, com uma bela mistura de MOBA e Shooter que funciona muito bem até os dias de hoje. As mudanças na estrutura das equipes, bem como as novas heroínas, mapas e o modo Avanço também funcionam bem para trazer o ar de novidade dentro de uma proposta tão familiar.

Decisões como manter conteúdo do primeiro jogo e adicionar o formato free to play, podem ser cruciais para tornar Overwatch 2 atrativo em um mercado com tantas opções, sendo um chamariz para que os veteranos retornem, ou se mantenham por mais tempo, e também para atrair uma legião de novos jogadores para a comunidade. Ainda é cedo para dizer se todas essas mudanças serão suficientes para que a série retome seus dias de glória, mas o que pude experimentar na Beta mostrou que pelo menos estão seguindo um bom caminho.

Overwatch 2 será lançado no dia 4 de outubro e está confirmado para Xbox Series X|S e Xbox One. Ele também terá cross-play e progressão multiplataforma.

Sair da versão mobile