System Shock finalmente terá um remake completo baseado no título original de 1994, combinando a jogabilidade clássica e com novos visuais em alta definição, controles atualizados, além de uma interface reformulada e sons e músicas totalmente novos.
O desenvolvedor Nightdive Studios trabalhou em estreita colaboração com muitos dos membros da equipe original do System Shock, incluindo a voz de SHODAN – Terri Brosius – garantindo que o remake permaneça fiel às suas origens enquanto conquista novos jogadores.
O remake de System Shock tinha sido anunciado em 2017 através do projeto kickstarter porém entrou em um hiato por tempo indeterminado e voltou agora no evento Summer Game Fest.
Os jogadores precisarão usar uma combinação de armamento furtivo, astuto e futurista para abrir caminho pelas novas áreas, armadilhas, quebra-cabeças e segredos da Citadel Station para alcançar SHODAN.
Enfrentando-os está um exército de criaturas hostis e mutantes – criadas e controladas pela própria SHODAN – que os jogadores precisarão lutar ou evitar para sobreviver.
ENREDO – SYSTEM SHOCK
No prólogo de System Shock, o protagonista – um hacker anônimo – é detido ao tentar acessar arquivos relativos à Estação Citadel, uma estação espacial de propriedade da fictícia TriOptimum Corporation. O hacker é levado à Estação Citadel perante Edward Diego, um executivo da TriOptimum. Diego propõe retirar todas as acusações dirigidas ao hacker em troca de uma invasão confidencial de SHODAN, a inteligência artificial que controla a estação. Diego planeja secretamente roubar um vírus mutagênico experimental que está sendo testado na Estação Citadel, e vendê-lo no mercado negro como arma biológica. Para incentivar o hacker a cooperar, Diego promete-lhe um valioso implante neural de grau militar. Após invadir SHODAN, remover suas restrições éticas e entregar o controle a Diego, o protagonista passa por uma cirurgia para implantar a interface neural prometida. Após a operação, o hacker é colocado em um coma induzido de seis meses para recuperação. O jogo começa como o protagonista acordando do coma e descobrindo que SHODAN está comandando a estação. Todos os robôs a bordo foram reprogramados para serem hostis, e a os tripulantes se transforam em mutantes ou ciborgues, quando não foram mortos.
Rebecca Lansing, uma consultora antiterrorismo da TriOptimum, entra em contato com o jogador e afirma que o laser de mineração da Estação Citadel está sendo alimentado para atacar a Terra. O plano de SHODAN é destruir todas as grandes cidades do planeta, em uma tentativa de se tornar uma espécie de deus. Rebecca diz que um certo membro da tripulação sabe como desativar o laser, e promete destruir os registros que revelam o negócio criminoso envolvendo o hacker e Diego se o referido ataque for interrompido. Com a informação obtida a partir de discos de log, o hacker destrói o laser disparando-o contra os próprios escudos da Estação Citadel. Com seus planos frustrados pelo trabalho do hacker, SHODAN se prepara para espelhar um vírus mutagênico na Terra – o mesmo vírus responsável por transformar os tripulantes da estação em mutantes. O hacker, durante a tentativa de alijar as câmaras utilizadas para cultivar o vírus, confronta e derrota Diego, que fora transformado em um ciborgue poderoso por SHODAN. Em seguida, SHODAN inicia uma tentativa de baixar-se em redes de computadores da Terra. Seguindo o conselho de Rebecca, o hacker impede a conclusão do download destruindo as quatro antenas que SHODAN está usando para enviar os dados.
Logo depois, Rebecca contata o hacker e lhe diz que conseguiu convencer a TriOptimum a autorizar a destruição da estação; ela lhe fornece detalhes sobre como fazer isso. Depois de obter os códigos necessários, o hacker inicia a sequência de autodestruição da estação e ruma à seção em que fica o veículo de fuga. Lá, o hacker derrota Diego uma segunda vez e em seguida tenta escapar da estação. No entanto, SHODAN impede o lançamento do veículo de fuga; ela tenta manter o jogador a bordo da estação, enquanto a ponte – que contém SHODAN – é lançada a uma distância segura. Rebecca diz ao hacker que ele ainda pode escapar se conseguir alcançar a ponte; SHODAN, então, intercepta a transmissão e impede a comunicação por meio de uma interferência no sinal. Depois de derrotar Diego pela terceira vez e matá-lo de uma vez por todas, o hacker alcança a ponte no momento que ela é liberada da estação principal, que logo explode. Ele é então contactado por um técnico que conseguiu contornar sinal de interferência de SHODAN. O técnico informa que SHODAN só pode ser derrotada no ciberespaço, em razão dos poderosos escudos que protegem seus computadores mainframe. Usando um terminal perto do mainframe, o hacker entra no Ciberespaço e destrói SHODAN. Após seu resgate, o hacker recebe uma oferta de emprego pela TriOptimum, mas a recusa para continuar sua vida como um hacker.
System Shock estará disponível para Xbox One, Xbox Series X|S e PC (Epic Games, GOG e Steam), no dia 31 de dezembro de 2022, veja mais detalhes no site do jogo.