A internet é um ambiente onde a informação circula com uma rapidez, que nem sempre conseguimos apurar todas as informações, então muitos rumores são ditos como verdade e devem ser sempre questionados.
Recentemente um rumor de que Fable estaria com problemas no seu desenvolvimento foi espalhado por fóruns na internet. Segundo as informações, os desenvolvedores estariam com problemas com a engine Forzatech para ser incorporada no escopo do projeto, que é um RPG de fantasia e não um jogo de corrida, algo que a engine é especialista. Ainda na informação, foi relatado que eles cortariam mecânicas de gameplay, devido aos problemas no seu desenvolvimento.
Amie Loake, Produtora Senior de Fable, rapidamente esclareceu os boatos através de uma postagem no twitter:
It’s intention is to make sure the team are focused under one clear vision and can get it made in the time they have without killing themselves. Games that haven’t been scoped correctly often have delays and crunch, both we should be aiming to avoid whenever possible. 2/2
— Amie (@Mrs_Spuddles) June 1, 2022
Ami esclarece que mexer no escopo do projeto é algo normal no desenvolvimento de jogos AAA e quase todos os jogos passam por essa fase do projeto. É necessário e saudável, jogos que não fazem isso, geralmente passam por adiamentos e crunch, que é quando o projeto esgota todas as forças da equipe.
Fable ainda não possui uma previsão de lançamento, mas está confirmado para Xbox Series X|S, PC e Xbox Game Pass.