I, the Inquisitor, é um projeto da desenvolvedora polonesa The Dust, e ele se trata de um jogo de aventura e fantasia sombria baseado em histórias com elementos de ação e escolhas morais difíceis. Baseado na popular série de livros de Jacek Piekara, ele está confirmado para Xbox Series X|S, mas uma previsão de lançamento ainda não foi anunciada.
O jogo se passa em uma linha do tempo religiosa alternativa na qual Jesus é consumido pela raiva total e responde à sua crucificação com raiva, em vez de perdão e compaixão. Séculos se passam e agora um exército de inquisidores fanáticos reforçam brutalmente a fé. O protagonista é Mordimer Madderdin, um inquisidor que foi enviado para a cidade de Konigstein, que está atormentada por uma série de mistérios. Sua missão é resolver casos e crimes daqueles que transgrediram contra a fé, enquanto descobre a verdade de um mal mais sombrio que está tentando entrar no mundo dos vivos.
Para completar a sua jornada, Mordimer possui habilidades que lhe permitem resolver crimes e mistérios, além de rastrear e interrogar suspeitos. Ele também possui a habilidade de entrar no misterioso Unworld, onde é possível descobrir segredos mais profundos que os suspeitos escondem. No entanto, entrar nesse reino acarreta graves riscos. Mordimer tem a liberdade de usar quaisquer métodos e ferramentas para fazer com que os suspeitos revelem o que ele precisa, e o quão fundo você irá nesse “interrogatório” só depende das suas escolhas. Por fim, os jogadores também encontrarão vários inimigos que testarão suas habilidades de luta com espadas.