Os jogos de luta fazem parte da minha vida desde cedo, lembro como se fosse hoje, os fliperamas lotados e eu lá sonhando em aprender a jogar o emblemático The king of Fighters, que mesmo parecendo ter comandos simples, escondia uma complexidade de golpes e combos inteligentes. Mesmo não sendo um jogador muito habilidoso, facilmente me encantei por aquele esquema de trios, algo que não era comum nos jogos de luta da época. Em pouco tempo já tinha meus lutadores favoritos e conseguia bater de frente com alguns amigos.

Anos se passaram e os meus jogos da franquias prediletos se mantiveram, KOF 1998 e 2002 são tão inesquecíveis, que até hoje habitam alguns poucos fliperamas. Após alguns anos me decepcionando com a franquia, tivemos um KOF XIV que foi bem interessante, mas pecava em alguns pontos, esquecendo um pouco da magia dos clássicos.

Agora, The King of Fighters XV chegou para tentar mais uma vez dominar o cenário das lutas. Será que conseguiu? Descubra em nossa análise a seguir.

O REI DOS LUTADORES

Um dos maiores problemas dos jogos de luta da atualidade, é tentar encaixar uma modernização de suas obras. A era dos jogos em 2D se mostrava bem mais acessível, principalmente na hora da criação dos comandos. Poucos jogos de luta saíram do 2D, foram para o 3D e conseguiram performar em igualdade ao passado. Foi necessário existir mudanças no tipo de jogabilidade para que isso acontecesse.

Posso afirmar que The King of Fighters XV finalmente conseguiu se achar em meio a uma nova era. Desde os golpes, que agora são mais dinâmicos e até mesmo a direção de arte, parecem ter feito o casamento perfeito, para que o jogador sinta que realmente esta jogando um KOF.

O famoso “Rei dos Lutadores” é um dos torneios mais disputados do mundo.

Começando pelos comandos. Mesmo sem conhecer a franquia, o que acho difícil, rapidamente você já consegue se habituar. Temos botões de soco fraco, médio e forte, além de chute fraco, médio e forte. Como disse, algo que sempre existiu na franquia. Tem a defesa, botão de rolamento e cancelamento de golpes, algo que deixa a partida ainda mais disputada.

Os especiais também continuam presentes, algo que pode mudar o ritmo de uma partida. Para utilizarmos esse recurso temos que encher a barra de especial, que é preenchida conforme defendemos e atacamos os golpes de nossos adversários. A barra de energia também serve para usar ataques mais poderosos, mas com a condição de utilizar da energia acumulada.

UMA HISTÓRIA MORNA

Geralmente em jogos de luta não temos uma história tão interessante ou que marque nossa vida, mas alguns jogos, como Mortal Kombat e Injustice, investem em um modo história mais atrativo, para que novos jogadores conheçam suas franquias. Logicamente, que a maioria que curte The king of Fighters não se importa tanto com a história, mas sinto que é um ponto que a franquia poderia explorar, visto que temos personagens muito interessantes, que inclusive participam da história do torneio desde há muito tempo.

O enredo de The King of Fighters XV é facilmente esquecível, e em algumas vezes que você repetirá o modo história, você acabará pulando as cenas finais. A luta contra o chefe final é mais do mesmo, então não espere nada muito trabalhado. Nem mesmo a resolução narrativa traz um sentimento de ameaça. O vilão final possui um design interessante, com um jeito de falar bem ameaçador, mas após alguns golpes, é somente mais um saco de pancadas.

UM ELENCO DIVERSIFICADO

Um dos pontos mais fortes de The King of Fighters XV é seu elenco robusto, somando um total de 39 lutadores iniciais se dividindo em trios. Já foi anunciado que chegarão mais 12 através de DLC, aumentando para um incrível número de 51 lutadores.

Além de alguns personagens novos, que realmente fazem uma boa diferença, temos vários clássicos voltando, o que é importante para unir jogadores novos e veteranos.

O número de lutadores iniciais é bastante satisfatório.

Alguns golpes foram remodelados ou trocados por novos movimentos, fazendo com que o jogador tenha a curiosidade de testar todos ou mesmo adotar um novo lutador preferido, que é o meu caso.

Além disso, os lutadores possuem uma boa variedade de cores, então escolha a que você mais gosta e parta para o combate.

MULTIJOGADOR QUE FUNCIONA

Uma das minhas grandes preocupações em relação ao jogo era se o modo online funcionaria. Posso afirmar que tive uma experiência boa, sem quedas ou mesmo travamentos durante as partidas. Testando em um Xbox Series S também tive uma performance muito boa em relação ao tempo de resposta dos controles, algo imprescindível em jogos de luta.

Existe uma grande variedade de modos online, incluindo partidas casuais, por ranking e também em salas privadas. Caso queira ir treinando entre as buscas de partida também é possível.

Escolha o seu melhor trio e parta para a luta.

Outro ponto interessante no modo online é ter a opção de montar diferentes configurações de trios, algo que ajuda na hora de lutar contra adversários com técnicas distintas. Os servidores funcionam muito bem, buscando rapidamente as partidas, podendo inclusive filtrar por áreas.

Caso queira jogar aquele X1 de sofá, também é possível aproveitar o modo versus, algo que traz um forte sentimento de nostalgia, quando jogávamos com nossos amigos.

SOM E GRÁFICOS

O som continua marcante, com uma trilha cheia de vida e efeitos bem construídos, principalmente na hora dos golpes, algo que sempre foi marcante na franquia. The King of Fighters XV possui legendas em Português do Brasil, algo que mostra o cuidado da SNK com os fãs brasileiros.

Os gráficos são bonitos, com uma direção de arte mais moderna, mas que respeita o legado dos clássicos da franquia. Os cenários também remetem a identidade visual da obra, inclusive com alguns easter eggs.

OPINIÃO

The King of Fighters XV continua o legado da franquia de forma majestosa, principalmente por apostar em uma jogabilidade que se adequa o seu jeito de jogar, seja com comandos simples ou mais complexos e cheios de recursos. O elenco, mesmo numeroso, consegue atender tanto os jogadores mais novos, quanto os veteranos. Além disso, os lutadores possuem uma variedade de golpes e recursos para testar.

O multijogador agrada na organização dos modos e na estrutura dos servidores, que não pecam nunca. Em contrapartida, o modo história deixa a desejar mais uma vez, mas também é algo que nunca foi uma exigência da maioria dos jogadores. Outro ponto, que pode ser considerado negativo por muitos, é que a versão de Xbox One não foi lançada, ficando exclusivo para a nova geração.

The King of Fighters XV consegue atingir em cheio um público que sente falta de seu legado. Parece que agora, em suas últimas edições, ele entrou no eixo e seguirá evoluindo.

Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Koch Media GmbH
Desenvolvido por: SNK CORPORATION
Data de lançamento: 17/02/2022
Opções de compra: Amazon e Microsoft Store

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About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

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