Muito se especulava sobre como Microsoft e Bethesda iriam abordar a E3 2021. Ambas as empresas realizavam suas próprias conferências durante o evento, mas esse ano tudo mudou, já que a Microsoft adquiriu a Bethesda, bem como todos os estúdios da Zenimax Media. Chegou-se a cogitar que haveriam duas apresentações, como de costume, mas o líder da Xbox Game Studios confirmou que as empresas realizarão uma apresentação conjunta no próximo mês, quando também acontece a E3.
Vale lembrar que em Março as empresas já haviam revelado que fariam algum tipo de evento focado em anúncios e revelações e nada mais perfeito para fazer isso do que durante uma E3, que é considerado como o maior evento de games do mundo, e que possui o apoio aberto da Microsoft.
Em entrevista ao site francês Le Figaro, Matt Booty disse que Microsoft e Bethesda realizarão uma conferência conjunta para apresentar aos jogadores seus próximos projetos.
[Fil] J’ai pu m’entretenir avec Matt Booty, directeur des Xbox Game Studios. A propos du rachat de Bethesda :
– conférence commune Microsoft-Bethesda dans quelques semaines
– objectif : les nouveautés Bethesda dans le Game Pass dès le jour de leur sortiehttps://t.co/J1CQWnj8bl— Chloé Woitier ☕ (@W_Chloe) May 20, 2021
Durante esse mesma entrevista, Booty também revelou alguns pontos interessantes sobre a natureza da relação entre Microsoft e Bethesda. Ele reiterou que não interferem no serviço de publicação da Bethesda, e que não obrigam que façam seus projetos de uma forma que não desejem. Ele cita que a liberdade criativa dos estúdios é essencial para todas as equipes da Xbox Games Studios e que não irão impor tipos de jogos que eles não queiram fazer, a escolha é toda deles. Ele explica que mesmo que o foco das aquisições também seja fortalecer a oferta do Xbox Game Pass, a Microsoft não quer que seus estúdios criem jogos baseados no que pode funcionar melhor o serviço.
A conferência do Xbox para a E3 2021 ainda não possui data, mas o evento acontece entre os dias 12 e 15 de Junho.