A Bandai Namco tem reveladas novas informações sobre Scarlet Nexus de forma gradativa. No terceiro episódio do Diário do Desenvolvedor, aprendemos um pouco mais sobre a origem e a escolha do design dos mutantes devoradores de cérebros conhecidos como Criaturas.
O vídeo começa com Kenji Anabuki, Produtor do jogo, trazendo mais detalhes sobre as Criaturas. Segundo Anabuki, as criaturas são esses seres misteriosos que caem dos céus e caçam cérebros humanos. Eles não têm consciência e apenas atacam os humanos com seus instintos. Anabuki ainda faz uma analogia, comparando as criaturas com os terremotos no Japão. Para ele, ambos podem ser vistos como desastres naturais e com ocorrências diárias.
As criaturas surgem de um fenômeno chamado The Extinction Belt, quando uma névoa misteriosa surge nos céus. A humanidade criou contramedidas que nem sempre são precisas, mas dão uma ideia de quando e onde as criaturas aparecerão. É aí que o jogador entra em ação. A Força de Supressão das Criaturas envia um agente para liberar civis do local e erradicar qualquer ameaça a humanos. É por isso que, em vez de viver em total medo em New Himuka, as pessoas raramente morrem sob esse sistema e meio que coexistem com essas criaturas horríveis.
Já Kouta Ochiai, diretor de arte de Scarlet Nexus, explicou quais são as inspirações do time de desenvolvimento na hora de criar as criaturas.Ele comenta que o time escolhe seres orgânicos e objetos inanimados, para então adicionar alguns elementos grotescos a itens cotidianos, como flores e eletrodomésticos… combinando as duas coisas que parecem repelir uma à outra visualmente, somos capazes de expressar efetivamente aos jogadores que as criaturas são incompreensíveis e mentalmente diferentes de nós humanos.
Scarlet Nexus ainda não possui data de lançamento. O jogo será lançado para Xbox One e Xbox Series X|S com suporte ao Smart Delivey.