Halo Infinite teve um 2020 conturbado. Ele era, inicialmente, um dos jogos mais aguardados do ano, bem como o principal título de lançamento dos consoles Xbox Series X|S. No entanto, após um gameplay, onde o que foi mostrado não alcançou as expectativas da maioria dos jogadores, a 343 Industries achou melhor adiá-lo para 2021 e assim ter mais tempo para oferecer algo a altura de uma franquia tão importante para o Xbox.
Em uma postagem no site oficial de Halo, o novo diretor de criação de Halo Infinite, Joseph Staten, que retornou para a franquia Halo há pouco tempo atrás, revela algumas novidades sobre o jogo, e a principal delas é que já existe uma janela de lançamento, que irá acontecer durante a nossa primavera, ou seja, entre setembro e dezembro de 2021. Uma declaração de Bonnie Ross, a chefe da 343 Industries, leva a crer que a data exata será no dia 15 de novembro, quando é comemorado o aniversário de 20 anos do lançamento de Halo: Combat Evolved. No entanto, isso é apenas especulação.
Ele também explica que esse adiamento foi crucial para oferecer um Halo Infinite a altura da grandiosidade da obra, também dando tempo da equipe recarregar as energias com as festas de fim de ano, e começar 2021 com as baterias carregadas. Staten também revela que o feedback do gameplay de julho foi muito importante para mudanças fundamentais dentro da 343, e que isso já está tendo grande impacto na produção do jogo.
Apesar de duro, o feedback do gameplay de julho foi essencial para melhorar a experiência de Halo Infinite, e isso já está tendo influência na atual versão do jogo. A 343 Industries garante que coisas como iluminação indireta, resposta do material, renderização de folhagem e árvore, nuvens, transições de nível de detalhe e fidelidade de personagem já são áreas com grandes melhorias. Problemas com textura e renderização orientada por GPU também foram resolvidos, o que deve melhorar a qualidade das texturas vistas na demonstração de julho. A qualidade das armas e armaduras também estava longe do que a comunidade de Halo esperava, e muitas melhorias também já foram realizadas nesse sentido.
O artigo também fala do polêmico Brute Craig, que virou meme no mundo todo com sua expressão ruim. A equipe explica que a animação facial em NPCs não estava totalmente implementada naquela demo, o que resultou naquela aparência incrivelmente inexpressiva. Desde então, eles trabalharam para melhorar a fidelidade do material, além de adicionar uma maior variedade para os rostos dos Brutes, com opções de cabelos e barbas, e que era algo que ainda não havía sido feito em julho. Essas melhorias estão sendo sendo colocadas em ação para todos os personagens do jogo.
Confira as novas imagens de Halo Infinite, já com essas melhorias implementadas:
Apesar da comunidade estar bem desconfiada da 343 Industries, esse artigo foi essencial para mostrar que o estúdio está lutando para oferecer um jogo que entregue a grandiosidade da saga, e é animador ver que tantas melhorias já estão sendo colocadas em ação. Agora é esperar que em 2021 eles sejam mais comunicativos com o público, algo também muito criticado em relação ao estúdio. Vamos torcer para que mais artigos como este sejam compartilhados até o lançamento do jogo.
Halo Infinite marca a estreia da nova engine Slipspace, e também está sendo descrito como aquele que terá o maior universo e cenários de toda a franquia. O jogo também pretende revitalizar o universo de Halo com uma trama mais densa, que valorize não apenas a sua história, mas também seus icônicos personagens, como o Master Chief, por exemplo. O jogo irá continuar a saga após os eventos de Halo 5: Guardians.