Hoje, a AMD realizou uma grande apresentação mostrando os seus novos produtos e recursos, e uma das partes mais interessantes foi voltada para a sua arquitetura RDNA 2. Ela já havia sido anunciada como parte da estrutura dos consoles Xbox Series X|S, mas agora foi confirmado que eles serão os únicos consoles da próxima geração com suporte total para todos os recursos RDNA 2 apresentados hoje.
Dessa forma, apenas os consoles Xbox Series X|S se beneficiarão de todos os recursos da arquitetura RDNA 2 da AMD. Outros consoles, mesmo que tenham a arquitetura, não terão acesso a todos os seus recursos.
Em uma nota oficial postada em seu blog, a Microsoft explica que essa parceria, que foi fortalecida hoje, faz parte de um longo relacionamento estratégico entre o Xbox e a AMD nos últimos 15 anos, começando com o Xbox 360, e agora sendo consolidada com Xbox Series X e Xbox Series S. E para trazer um poder nunca antes visto nos consoles, a AMD está trazendo a tecnologia das suas mais recentes arquiteturas “Zen 2” e RDNA 2 para essa nova geração Xbox.
O resultado disso se traduz em um aumento significativo no desempenho e eficiência em relação às arquiteturas anteriores, além de adicionar novos recursos importantes.
O Raytracing oferece um novo nível de fidelidade visual e imersão por meio de técnicas como iluminação realista, sombras, reflexos e acústica. Os Mesh Shaders podem manipular a geometria em tempo real para fornecer um alto nível de fidelidade e flexibilidade que os desenvolvedores nunca tiveram antes. Já o Sampler Feedback melhora muito a eficiência da memória, além de também permitir a criação eficiente e sombreamento de texturas sob demanda. Por fim, o Variable Rate Shading (VRS) permite que os desenvolvedores concentrem seus recursos de GPU nas áreas de um quadro que mais se beneficiam, sem reduzir a qualidade da imagem geral. Essas técnicas permitem um grande aumento de desempenho, taxas de quadro e resolução mais altas e mais consistentes.