Com a revelação da trama do DLC AWE para Control, onde Alan Wake fará algum tipo de participação, a Remedy deu início ao seu universo conectado, que recebeu o nome de Remedy Connected Universe. O estúdio explica que esse é um projeto que está sendo montado há 10 anos, e que com AWE ele está dando os seus primeiros passos práticos.
O fundador e diretor criativo da Remedy, Sam Lake, explica que a ideia é que alguns dos seus jogos estejam conectados de alguma forma, seja com suas histórias, personagens ou conhecimentos compartilhados. Mesmo que cada jogo tenha a sua própria experiência única, esse universo conectado proporciona que sejam criados crossovers como esse do DLC de Control.
O que aconteceu em 2010 em Alan Wake é um dos casos que o Federal Bureau of Control vem investigando. A expansão AWE é o primeiro evento oficial de crossover do Remedy Connected Universe, trazendo mais conhecimento de Alan Wake para Control.
E este ainda é apenas um começo humilde. Já estamos trabalhando arduamente em um futuro jogo Remedy que também acontece neste mesmo universo.
Vale lembrar que a Remedy está trabalhando em alguns projetos ainda não revelados, e que estão sendo guardados a sete chaves. Esses jogos podem ser os próximos passos do Remedy Connected Universe.