A Electronic Arts apresentou ontem, dia 30, o seu relatório finaceiro do último trimestre, e algo que chamou muito a atenção, de quem acompanhou a apresentação, foi o forte interesse da empresa em adquirir novos estúdios. O diretor financeiro da empresa, Blake Jorgensen, disse que a EA sempre está de olho em tudo que está a venda, e que está de olho em um “grande ativo”. Essa grande oportunidade, provavelmente se refere a Warner Bros. Interactive Entertainment, que segundo é especulado estaria a venda por algo em torno de US$ 4 bilhões. Além da EA, empresas como Take-Two, Activision-Blizzard e a Microsoft também estariam interessadas na compra.
Blake Jorgensen explicou melhor como funciona esse ciclo de busca de oportunidades, e uitilizou a aquisição da Respawn como exemplo:
O que eu diria é que é muito raro não termos a chance de olhar para qualquer coisa que esteja à venda. Quero dizer, você pode imaginar as pessoas ligando para nós e dizendo que estamos pensando em vender um negócio ou estamos pensando em vender a nós mesmos. Quero dizer, somos um lugar que muitas pessoas querem ver como lar de longo prazo, se decidirem vender o negócio. Então, olhamos quase tudo. Não posso comentar sobre nenhuma aquisição específica que não seja o que direi a você, como dissemos que você viu no passado, onde fizemos o melhor foi onde mantemos relacionamentos de longo prazo com as pessoas. E estamos realmente tentando comprar grandes talentos versus jogos. E acho que o Respawn é um exemplo clássico de que fomos capazes de trazê-los, dar-lhes um apoio incrível e tudo foi motivado pelo fato de eles terem um talento incrível.
Não era sobre Titanfall e isso não é ofensivo para Titanfall, é um jogo incrível e talvez veremos um Titanfall em algum momento no futuro, mas era realmente sobre a equipe e começa no topo com Vince, mas percorre toda a organização. Então, estamos sempre olhando para isso, sempre vamos continuar olhando para isso. Esperamos que possamos encontrar mais. Nossa esperança era que alguns dos desafios em nossa ampla economia mundial realmente fizessem as pessoas pensarem e entenderem que subescala é difícil, mas, ao mesmo tempo em que você viu nossos resultados, acho que todo mundo vai se sair bem nos próximos dois trimestres de nossa indústria. Pode levar algum tempo, mas confio que estamos mais interessados do que nunca, porque vemos talentos e a criação de grandes novas franquias, o que é fundamental para o crescimento a longo prazo dos negócios.
O histórico da EA, com a maioria dos estúdios que ela adquire, não é muito positivo, com equipes que alcançam sucesso, é claro, mas com outras que acumulam criticas pela mudança em seus estilos de jogos, e outros estúdios que chegam até a fechar. Vamos torcer para que, seja lá qual for a aquisição que possa acontecer, o estúdio tenha liberdade criativa para dar vida aos seus jogos.