A Ubisoft já deu indícios de que pretende uma grande reformulação na construção do mundo de Assassin’s Creed, e em Valhalla essas mudanças irão ter grande impacto na maneira como os jogadores evoluem com seu personagem. Se em Origins e Odyssey podíamos encontrar diversas missões secundárias pelos mapas, no próximo jogo isso dará lugar as chamadas World Events.
Em entrevista ao site Gamespot, Darby McDevitt, diretor de narrativa, explicou que a decisão foi tomada para fazer mais sentido dentro da trama, pois estamos na pele de um Viking invadindo terras inglesas, dessa forma não seria muito coerente o invasor ajudar aqueles que acabaram de ter suas terras invadidas, ou receber missões deles. A solução para isso foram as Worlds Events, que são descritas como atividades extras que ocorrem de forma espontânea durante a exploracão, mas ele não deixou muito claro como isso irá funcionar.
Essa exploração e progressão mais aberta, onde o jogador decide como evoluir, está dentro do que o estúdio já havia dito de que a progressão será mais focada em poder do que nível, dessa forma o jogador estará mais preocupado em deixar seu personagem poderoso como um todo, e menos focado em apenas alcançar números. Já havia sido revelado que as missões não ficariam mais restritas ao nível do personagem, e agora isso faz total sentido.
McDevitt também explica que essa decisão favoreceu a criação de arcos de história mais longos para completar como parte da linha de missão principal. O que é uma afirmação extremamente positiva para os jogadores amantes de uma boa trama.
Assassin’s Creed Valhalla será lançado no dia 17 de novembro de 2020. A pré-venda já está disponível.