Desde os rumores do Project Scarlett haviam citações sobre dois consoles sendo lançados juntos (ou muito próximos). Os rumores e citações ainda apontavam que este seria um console de baixo custo, justamente para atender a demanda de jogadores que não se importam muito com tecnologia de ponta mas não queriam ficar atrás nas novidades.
O console então foi apresentado e o Xbox Series X ganhou forma, intenção e lógico, poder. O segundo console ganhou codinome de “Lockhart“. Este segundo console chegou até mesmo, por rumores, ser descartado por alguns insiders de muito crédito dentro da Microsoft.
A real é que, Lockhart vem criando cada vez mais vida, sempre que alguma noticia surge ou algum rumor é apontado, sua potência é que fica em questão. Segundo Tom Warren, do site The Verge, revelou que o Lockhart apresentará exatamente as mesmas velocidades de CPU que o Xbox Series X, de acordo com um documento detalhando suas especificações. Isso significa que o Lockhart terá uma CPU mais rápida que o PS5.
O Lockhart (nome ainda provisório) também usará o mesmo SSD e Velocity Architecture, significando que os jogos desenvolvidos para ele e o Series X possam usar o armazenamento mais rápido igualmente. A maior diferença é o poder gráfico, com Lockhart tendo apenas 4 teraflops de desempenho da GPU (menor que o Xbox One X), enquanto o Series X tem como alvo 12 teraflops. Lockhart também terá menos RAM, com apenas 7,5 GB utilizáveis para jogos, em comparação com 13,5 GB no Series X.
Como eu já havia citado anteriormente, o Lockhart tem como alvo os jogadores que não se importam em jogar a 1080p/1440p. Isso deixa margem para que a Microsoft possa produzir um console mais barato para um público totalmente diferente, permitindo que os jogos sejam escalonados graficamente entre os dois consoles. Combinado com o Project xCloud, o console poderia atingir um público não disposto a pagar tão caro nos consoles de ponta.