O programa ID@Xbox surgiu em 2014 com o objetivo de apoiar estúdios pequenos à lançarem seus jogos no Xbox One, e desde então isso só cresceu, tanto em números quanto em qualidade. Foi uma maneira encontrada pela Microsoft para dar visibilidade aos criadores independentes de conteúdo, e mostrar a importância das suas criações para a indústria de games. E ao que parece essa parceria tem gerado ótimos frutos, pois os jogadores do Xbox já gastaram mais de US$ 1 bilhão em títulos do ID@Xbox.
A informação foi compartilhada por Agostino Simonetta, líder global em gerenciamento de parcerias estratégicas do programa, em entrevista para o site GamesIndustry.
O ID@Xbox tem sido um grande sucesso comercial. Mais de US$ 1,4 bilhão foram gastos pelos jogadores do Xbox em jogos provenientes do programa. Sempre dizemos que, quando mostramos um grande número, não podemos prometer que todos que lançam um título serão milionários, mas na verdade nós nos comprometemos a sempre fazer a coisa certa para nós e nossos parceiros construirmos um ecossistema sustentável e que permita sucesso.
Ele também ressalta que existem mais de 3.400 estúdios independentes fazendo jogos em 67 países diferentes, e atualmente 1.800 jogos estão em desenvolvimento. Simonetta revela que mais de 1.300 títulos foram lançados através do programa, e mais de 125 foram lançados no Xbox Game Pass. A Microsoft incentiva a criatividade e concede acesso aos kits de desenvolvimento sem nenhum custo, assim como as ferramentas para atualizações de um jogo, que são gratuitas.